Taxa de rerrefino na Espanha caiu em 2023

69
Português
Español/Castellano
English
Taxa de rerrefino na Espanha
Um caminhão pronto para coletar óleo usado em uma instalação na Espanha. Foto cortesia de Sigaus

Taxa de rerrefino na Espanha

Taxa de rerrefino na Espanha – Durante 2023, a taxa de rerrefino na Espanha foi de 78% dos seus resíduos de lubrificantes coletados, produzindo óleos básicos, disse no mês passado a Sigaus, organização sem fins lucrativos encarregada da gestão de resíduos de lubrificantes, um valor ligeiramente inferior à taxa de 2022. Isso excedeu em muito o mínimo obrigatório de 65% em Espanha. A maior parte do óleo reciclado é processada em uma das rerrefinarias do país.

A coleta de óleo usado destinado ao rerrefino representou 38% do total  vendido na Espanha

No seu relatório de 2023, o Sigaus (Sistema Integrado de Gestión de Aceites Usados) disse que o sistema de coleta que gere recolheu 131 mil toneladas de óleos usados ​​​​no ano passado, após dedução de água e sedimentos das 159.387 toneladas brutas recolhidas. O número de 131 mil representaria 38% das 341,9 mil toneladas de lubrificantes acabados consumidos no ano passado no país, segundo dados da Associação Espanhola de Lubrificantes divulgados em fevereiro.

Os membros do Sigaus – que produzem a maioria dos lubrificantes fabricados internamente em Espanha – venderam 287.675 toneladas de lubrificantes em 2023, ligeiramente abaixo das 288.770 toneladas em 2022. Das 131.000 toneladas recolhidas, 101.774 toneladas foram “regeneradas” em novos lubrificantes acabados.

Em 2022, a percentagem rerrefinada foi de 79%, afirmou Sigaus em comunicado sobre o seu Relatório às Administrações Públicas de 2023. O relatório informa os órgãos da administração pública sobre a gestão dos óleos usados ​​e o cumprimento das metas ambientais estabelecidas por decreto real.

A organização adianta que o óleo usado que não pôde ser aproveitado para tratamento de regeneração – 29.518 toneladas – foi utilizado para recuperação energética para obter um combustível industrial semelhante ao óleo combustível, que é frequentemente utilizado em fábricas de cimento e papel e em outros tipos de instalações industriais.

Das 287.675 toneladas de lubrificantes comercializadas pelas empresas associadas do Sigaus, 57% foram vendidas ao segmento automotivo e o restante ao segmento industrial e demais setores de consumo. Cerca de 70% dos lubrificantes comercializados pelos associados do Sigaus foram fabricados em Espanha e os restantes foram importados. O sistema de óleos usados ​​do Sigaus envolveu no ano passado 164 empresas que coletaram e transportaram materiais de 4.782 municípios.