ANP debate análise da qualidade de lubrificantes com laboratórios

107
Português
Español/Castellano
English

ANP debate qualidade de lubrificantes

 

ANP debate qualidade de lubrificantes 

ANP debate qualidade de lubrificantes – A ANP promoveu em 21 de março, em Brasília, a reunião de encerramento da 10ª e da 11ª edições do Programa Interlaboratorial de Lubrificantes (PIL), organizado pelo Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da Agência. No evento, foram debatidos os resultados do programa e apontadas sugestões de melhorias.

Na abertura do encontro, o superintendente adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos, Fábio Vinhado, destacou que o PIL é uma ferramenta para garantir a qualidade dos lubrificantes ao consumidor, em conjunto com o Programa de Monitoramento dos Lubrificantes (PML). “Nos programas interlaboratoriais da ANP, avaliamos a proficiência de quem tem a responsabilidade de testar a qualidade dos produtos – no caso do PIL, dos lubrificantes. O CPT é o provedor desses programas e também quem executa o nosso PML”, afirmou.

Foram ainda realizadas palestras de técnicos da ANP e convidados, sobre temas como transição energética, com foco no hidrogênio; mercado de lubrificantes, de forma geral; e panorama sobre os lubrificantes industriais.

Os programas interlaboratoriais (PIs) constituem-se em conjuntos de procedimentos técnicos para a determinação do desempenho de laboratórios que realizam ensaios ou calibrações. Os PIs fornecem subsídios aos laboratórios participantes, permitindo a identificação e a solução de problemas analíticos.

O CPT da ANP organiza programas interlaboratoriais desde 2001, com a primeira edição do Programa Interlaboratorial de Combustíveis (PIC), realizado até hoje junto aos laboratórios contratados para execução do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC).
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da ANP no YouTube. Assista à gravação.

https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/anp-debate-analise-da-qualidade-de-lubrificantes-com-laboratorios-1