Fabricantes de carros e a indústria de lubrificantes divididos em relação à ultra baixa viscosidade

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Lubrificantes de ultra baixa viscosidade
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Lubrificantes de ultra baixa viscosidade

Lubrificantes de ultra baixa viscosidade – Nos últimos anos, os avanços na tecnologia de motores, a evolução das regulamentações ambientais e a busca incessante pela eficiência de combustível impulsionaram uma mudança global em direção a óleos de motor de baixa viscosidade. A última geração de especificações de óleo de motor a gasolina, ILSAC GF-6B e API SP com “Conservação de Energia”, inclui óleos de motor com grau de viscosidade SAE 0W-16. Embora os graus de viscosidade ultrabaixa tenham sido discutidos na época, eles não foram incluídos no ILSAC GF-6 e API SP quando licenciados pela primeira vez em 1º de maio de 2020.

No início do desenvolvimento do ILSAC GF-6, a inclusão de graus de ultrabaixa viscosidade  foi proposta, mas adiada até que a SAE definisse os novos graus de viscosidade e os incluísse na classificação SAE J300. Mais tarde, no desenvolvimento da nova categoria, um membro da ILSAC solicitou a inclusão dos graus de viscosidade SAE 0W-8 e SAE 0W-12, mas a solicitação não foi formalmente concluída na época, pois a tecnologia para testar graus de viscosidade menores ainda estava em desenvolvimento. Em 2019, a Organização Japonesa de Padrões Automotivos (JASO) desenvolveu os primeiros testes-padrão da indústria, JASO M 365 e M 366, para medir a economia de combustível com esses óleos de motor mais leves.

O grau de viscosidade SAE 0W-16 foi definido pela SAE e adicionado ao J300 em abril de 2013. No entanto, o SAE 0W-16 e outros graus de ultrabaixa viscosidade  foram introduzidos no mercado japonês vários anos antes; mesmo antes do novo grau de viscosidade ser incluído no SAE J300. Apesar do uso de graus de ultrabaixa viscosidade , as montadoras japonesas questionaram os méritos de incluir esses óleos na ILSAC GF-6B, citando-o como um esforço redundante para JASO GLV-1, a especificação de óleos para a próxima geração de óleos de baixa viscosidade para motores a gasolina. Os membros da Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis (JAMA) sublinharam anteriormente a utilização limitada de óleos de ultrabaixa viscosidade  no Japão e, na verdade, a nível mundial.

Em 2022-2023, o American Petroleum Institute (API), uma organização global de definição de padrões formada em 1919, sugeriu que o Auto Oil Advisory Panel (AOAP) fosse reunido novamente para considerar a votação e a adoção dos graus de viscosidade SAE 0W-8 e SAE 0W-12 em ILSAC GF-6B. Esta sugestão foi consistente com as propostas para a ILSAC GF-7, a próxima categoria de óleo de motor a gasolina da ILSAC atualmente em desenvolvimento. Posteriormente, o API Lubricants Group deveria considerar votar e adotar SAE 0W-8 e SAE 0W-12 na API SP com Conservação de Recursos.

O API já expressou anteriormente a necessidade de óleos de ultrabaixa viscosidade para atender à crescente necessidade de óleos de motor certificados para proteger a nova economia de combustível, projetos de motores a gasolina das montadoras japonesas e europeias. Os esforços do API Lubricants Group (LG) para alterar a API SP com Conservação de Recursos para incluir os óleos SAE 0W-8 e SAE 0W-12 deveriam ser concluídos sequencialmente com os esforços da ILSAC para atualizar a especificação ILSAC GF-6B.

No entanto, a perspectiva de incluir óleos de viscosidade ultrabaixa no ILSAC GF-6B e API SP com padrões de Conservação de Recursos tem sido controversa, gerando debate durante todo o processo de discussão e votação. Os fabricantes de automóveis no Japão têm sido os oponentes mais veementes da ideia de incluir graus de viscosidade ultrabaixa. Apesar de concordar em votar graus de viscosidade ultrabaixa no ILSAC GF-6B e API SP com Conservação de Recursos, a aceitação pela AOAP e pelo API Lubricants Group nunca foi uma certeza.

A votação 5998 do AOAP sobre a adição de novos graus de baixa viscosidade ao ILSAC GF-6B não foi aprovada devido a votos negativos. Em uma tentativa de encontrar uma resolução para os votos negativos, os presidentes do AOAP, Darryl Purificati e Mike Deegan, determinaram que algumas mudanças na proposta poderiam potencialmente resolver os votos negativos e permitir que a votação 5998 da AOAP fosse aprovada. Essas alterações foram feitas e a cédula foi recirculada no AOAP para comentários e possível resolução dos votos negativos.

Foto cortesia da LIQUI MOLY

Na reunião de 5 de setembro de 2023, o AOAP revisou os comentários sobre a recirculação da Cédula 5998. Alguns membros do AOAP aceitaram a proposta revisada e mudaram seu voto para afirmativo. No entanto, outros membros do AOAP reafirmaram os seus votos negativos. Após a revisão de todos os comentários sobre recirculação, o AOAP Ballot 5998 não foi aprovado e os graus de viscosidade ultrabaixa não foram adicionados ao ILSAC GF-6B.

Em 19 de setembro de 2023, o Lubricants Group API  se reuniu para revisar os resultados do LG Ballot 6103 para adicionar SAE 0W-8 e SAE 0W-12 ao API SP com Conservação de Recursos. Esta votação atendeu facilmente ao requisito de aprovação, recebendo votos afirmativos da maioria dos membros do Grupo. No entanto, o processo exigia que todos os votos negativos recebidos com comentários e todos os outros comentários fossem revisados e resolvidos antes que uma votação fosse considerada aprovada.

LG Ballot 6103 incluiu três tipos de comentários:

  • Aprovar com comentário: Os comentários foram revisados e discutidos com a conclusão para encaminhar para revisão editorial ou aguardar alterações futuras.
  • Negativo com comentário: O voto negativo foi revisto e discutido com o resultado que o membro do LG retirou o seu voto negativo e comentário.
  • Comentários sem direito a voto: Algumas montadoras japonesas forneceram comentários que variaram de aceitáveis a não aceitáveis. Todos os comentários foram revisados e considerados.

Por fim, o API Lubricants Group revisou e julgou cada um dos comentários. Durante a adjudicação, foi ressaltado que hoje em dia os óleos de grau de viscosidade ultrabaixa são comercializados globalmente. Alguns não possuem certificação nem atendem aos requisitos do OEM. No entanto, os consumidores são obrigados a usar óleos de baixa viscosidade porque o veículo assim o exige. Embora seja importante ter em mente os requisitos dos OEMs, o mercado precisa de um desempenho de óleo de motor “certificado” com base nos padrões API da indústria.

Por fim, o LG Ballot 6103 foi declarado aprovado e os graus de viscosidade ultrabaixa, SAE 0W-8 e SAE 0W-12, serão incluídos na API SP com Conservação de Recursos e integrados ao Sistema de Licenciamento e Certificação de Óleo de Motor (EOLCS) . A ILSAC observou que provavelmente haverá preocupações expressas por algumas empresas membros, especificamente por OEMs no Japão que forneceram comentários negativos.

Em 1º de outubro de 2023, a API anunciou que adotou formalmente os graus de viscosidade SAE 0W-8 e SAE 0W-12 como parte da Categoria de Serviço API SP com Conservação de Recursos.