Itália ainda rerrefina quase metade do óleo usado

234
Português
Español/Castellano
English
Rerrefino de lubrificantes na Itália
Um trabalhador ajusta equipamentos usados para coleta de óleos lubrificantes usados na Itália. Foto cortesia de Conou

Rerrefino de lubrificantes na Itália

Rerrefino de lubrificantes na Itália – A Itália reciclou 98% dos óleos lubrificantes usados coletados lá no ano passado – o sexto ano consecutivo que atingiu ou superou esse nível – de acordo com um relatório do Consórcio Nacional do país para a Gestão, Coleta e Tratamento de Óleos Minerais Usados.
O volume de óleo usado coletado na Itália caiu 3% para 181 mil toneladas em 2022, ante 186 mil toneladas em 2021, afirmou a organização, conhecida pela sigla italiana Conou. Isso representou uma taxa de coleta de 47% das 384.000 toneladas de óleo lubrificante consumidas na Itália em 2022, um pouco acima da taxa de coleta de 46% de 2021. O volume de consumo da Itália no ano passado caiu 4% em relação a 2021.
A legislação italiana exige que o óleo lubrificante usado seja descartado de três maneiras: reciclagem, que inclui o rerrefino do óleo usado em óleo básico ou em produtos como óleo diesel, combustível e aditivos para betume e enxofre; combustão; ou destruição térmica.
Em 2022, a Itália enviou 177.900 toneladas de lubrificantes usados coletados para serem usados como matéria-prima nas refinarias, levando essas instalações a produzir 117.900 toneladas de óleo básico.
A Itália permite que os óleos usados que não podem ser rerrefinados sejam queimados como combustível em instalações industriais, como fábricas de cimento, como forma de usar os resíduos para substituir os combustíveis tradicionais.
Apenas 0,1% dos óleos usados recolhidos, ou cerca de 200 toneladas, foram encaminhados para destruição térmica, e 2%, cerca de 2.900 toneladas, foram para valorização energética e outras.
A Conou disse em um comunicado à imprensa em 30 de maio que sua cadeia de suprimentos consiste em 60 empresas de coleta e duas empresas de regeneração em toda a Itália. Das 181 mil toneladas coletadas em 2022, cerca de 86 mil – ou 47% – vieram de retiradas de pequenas quantidades de óleo usado. A organização destacou que a coleta de óleo usado é apenas a primeira etapa do processo, sendo a segunda a prevenção de sua dispersão ou uso indevido.
O relatório de sustentabilidade foi elaborado com o apoio da DeWitte Italia e revisado pela Ernest & Young.