ILSAC GF-7
ILSAC GF-7 – O Comitê Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes (ILSAC) enviou uma carta revisada descrevendo as necessidades dos fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e metas propostas para a nova categoria de óleo de motor ILSAC GF-7 aos presidentes dos grupos de padronização de lubrificantes do Automotive Oil Advisory Panel (AOAP) e do American Petroleum Institute (API), em 10 de março de 2023. O documento revisa a solicitação original do ILSAC de 16 de agosto de 2022.
Na carta, o ILSAC solicitou uma primeira data de licenciamento para a nova categoria de gasolina “já no final do primeiro trimestre de 2025”.
O ILSAC modificou seu pedido para apoiar as melhorias na economia de combustível da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), modificando os testes de motor e bancada para melhorar ainda mais os óleos de motor de automóveis de passageiros para a América do Norte.
Apesar da ausência de requisitos GF-7 confirmados até agora, o trabalho já está bem encaminhado no novo padrão de óleo de motor.
Mike Deegan, presidente do ILSAC, delineou os novos requisitos durante uma reunião do AOAP em Detroit, Michigan, EUA, em 13 de abril de 2023. O ILSAC está buscando melhorias no seguinte:
• Viscosidade MRV de óleo novo será direcionado para 40.000 cP
• Sequência IIIH: redução adicional apenas nos depósitos do pistão
• Sequência VIE/F: soma FEI e melhorias na economia de combustível em FEI 2
• Sequência IX: Adição de requisitos LSPI de óleo envelhecido
• Sequência X: Reduzir o desgaste da corrente para 0,080 no máximo
• Cinza Sulfatada: Adicionar 0,90% no máximo
• Novo procedimento de gelificação de óleo: ASTM D6795
• Adicionar ACM-2, AEM-2, AEM-3 e FKM-3 ao teste de vedação ASTM D7216 Anexo A2
Novo viscosímetro mini-rotativo de óleo (MRV), melhorias na economia de combustível e a adição de pré-ignição de baixa velocidade de óleo envelhecido (LSPI) são as principais necessidades do GF-7.
ILSAC GF-8
A solicitação do ILSAC também detalhou várias ações paralelas em preparação para a próxima categoria ILSAC GF-8, após ILSAC GF-7, e o futuro fim de vida de alguns testes.
É necessário suporte para substituir os mecanismos de teste das Sequências V e VI até 2028, pois eles exigirão uma plataforma de mecanismo atualizada. Além disso, uma revisão dos motores das Sequencias IX e X é necessária para garantir a disponibilidade após 2028.
O documento também destacou uma grande variabilidade nos testes de vedação atuais que não refletem a aplicação no mundo real. Para ILSAC GF-8, haverá uma solicitação para alterar o uso de ASTM D7216 para SAE J2979, para testes de avaliação de vedação.
Será solicitada avaliação da redução da temperatura Noack de 250°C para 150°C. Os documentos SAE 2022-01-0525 e 2022-01-0524 demonstram a correlação aprimorada entre a operação do motor e o teste de bancada Noack modificado.
Em sua revisão das duas especificações preliminares ILSAC GF-7A e ILSAC GF-7B para óleos de motores de automóveis de passageiros, Deegan observou que são as versões iniciais e provavelmente serão atualizadas várias vezes no futuro.
Darryl Purificati, co-presidente do AOAP, forneceu um cronograma preliminar sobre os desenvolvimentos do ILSAC GF-7. Como os tempos do GF-7 ainda são difíceis neste momento, espera-se que eles precisem ser ajustados posteriormente. No entanto, obter o primeiro licenciamento no início de 2025 parece desafiador, a menos que o período de demonstração da tecnologia e os períodos de espera obrigatórios sejam ajustados.
Reuniões anteriores do AOAP forneceram informações específicas sobre alguns dos testes que podem ser incluídos no rascunho da especificação ILSAC GF-7.
Foi discutida a inclusão da JASO M366, Óleos para motores a gasolina para automóveis – Procedimento de teste de economia de combustível, no ILSAC GF-7. O teste é visto como a melhor e mais rápida abordagem para medir a economia de combustível para óleos de motor de baixa viscosidade, especificamente SAE 0W-8 e 0W-12.
Os requisitos padrão da JASO, como métodos de teste, precisão e limites, já estão determinados e disponíveis para medir a economia de combustível de óleo de baixa viscosidade, embora os graus de viscosidade SAE 0W-8 e 0W-12 não estejam atualmente incluídos no rascunho da especificação GF-7.
Novo Teste de Gelificação de Óleo de Motor
A Ford Motor Company descobriu problemas relacionados à gelificação do óleo do motor devido ao armazenamento prolongado do veículo nos estágios iniciais do COVID-19. As falhas do veículo relacionadas à pressão do óleo foram relatadas com veículos exibindo um gel na entrada/filtro da bomba de óleo. Acredita-se que quantidades elevadas de água no óleo de várias partidas tenham feito o detergente de cálcio cair e formar um gel, bloqueando filtros e passagens no motor. O problema é predominantemente em veículos europeus que não usaram óleo do tipo ILSAC GF-6.
Foi proposto um novo procedimento de teste de bancada para gelificação do óleo do motor. É baseado em ASTM D6795—um método de teste padrão para medir o efeito na filtrabilidade de óleos de motor após tratamento com água e gelo seco e um curto tempo de aquecimento. Embora os testes ASTM D6795 e ASTM D6794 não tenham replicado o problema, foi proposto um adendo ao procedimento ASTM, com base no documento técnico SAE 881588, “Um estudo sobre a formação de cristais de agulha em óleos de motor contendo um detergente à base de magnésio”.
O Projeto de Experimento (DOE) foi concluído. Quatro amostras são pré-condicionadas usando o método de papel SAE (4% de água em vez de 1%) com tempos de armazenamento variados de duas semanas, um mês, três meses e seis meses. Um rascunho da especificação do teste de gelificação foi produzido, mas uma avaliação precisa ser acordada pela ASTM.
Sequência VIII Teste do Motor
O teste de motor Sequência VIII avalia o desempenho de um lubrificante na prevenção da corrosão de rolamentos de cobre/chumbo/estanho e mede a estabilidade de cisalhamento viscoso sob condições operacionais de alta temperatura usando gasolina sem chumbo. Há preocupações de que o Teste do Motor da Sequência VIII possa estar chegando ao fim de sua vida útil.
A melhor abordagem pode ser manter a Sequência VIII em GF-7. Há rolamentos suficientes para GF-7 e a Sequência VIII pode “aguentar um pouco” se precisarmos, diz Bill Buscher da Intertek. O AOAP diz que há várias opções de substituição da Sequência VIII em consideração, embora possam não atender ao cronograma GF-7. Decisões precisam ser tomadas em breve para garantir que não se torne uma etapa limitante da taxa, com uma votação da ASTM sendo considerada para junho de 2023.
Cinzas Sulfatadas
O teste de bancada de cinzas sulfatadas D129 é um método de teste ASTM conhecido e já está incluído em algumas especificações OEM. O ILSAC GF-7 inclui cinzas sulfatadas com um requisito máximo de 0,90%.
Volatilidade Noack
O teste de volatilidade Noack, nomeado assim devido a Kurt Noack, determina a perda por evaporação de lubrificantes em serviço em alta temperatura. Este teste é padronizado como ASTM D5800. O método de teste abrange quatro procedimentos para determinar a perda por evaporação de óleos lubrificantes, principalmente óleos de motor. A evaporação medida é relatada como perda total percentual. O método de teste refere-se a um conjunto de condições operacionais, mas pode ser facilmente adaptado a outras condições conforme necessário.
Um procedimento de teste de bancada está sendo avaliado a 150°C para uma melhor correlação de-motor-para-bancada, embora possa levar algum tempo para se desenvolver. Noack permanecerá a 250°C para GF-7, o que significa que é simplesmente um limite OEM além do GF-7.
Os documentos SAE 2022-01-0524 e 2022-01-0525 demonstram a correlação aprimorada entre a operação do motor e o teste de bancada Noack modificado.