Ásia diz que rerrefino precisa de regulamentação e escala

95
Português
Español/Castellano
English

Rerrefino na Ásia

Desenvolvimento do rerrefino na Ásia

Desenvolvimento do rerrefino na Ásia – O setor de óleos básicos rerrefinados da Ásia precisa de escala e regulamentações para crescer, disseram especialistas do setor na Conferência Asiática de Óleos Básicos e Lubrificantes da ICIS realizada em Cingapura.

“Há muito impulso e melhorias na tecnologia para fazer isso em escala e start-ups usando inteligência artificial e digitalização para fazer todo o ecossistema crescer”, disse Mansi Tripathy, vice-presidente de lubrificantes comerciais da Shell Lubricants na Ásia. -Pacific, disse durante um painel de discussão.

No entanto, “existem barreiras operacionais e econômicas”, acrescentou.

Barreiras operacionais

As barreiras operacionais incluem a falta de sistemas organizados para descarte, coleta e segregação de óleo usado. Por exemplo, “há desafios em infraestrutura na Índia, embora o governo indiano esteja pressionando por uma economia circular para o óleo usado”, disse Kasturi Bhave, cofundador e diretor financeiro da Rosefield Energy Tech Pvt. A consultoria indiana é especializada no tema da sustentabilidade nos setores de lubrificantes e veículos elétricos.

A estatal “Indian Oil e Hindustan Petroleum estão apresentando novos produtos usando óleo básico rerrefinado”, disse ela. “Oitenta por cento do óleo usado coletado é reciclado para combustível, e isso não é bom para a pegada de carbono. Na Ásia, ainda estamos em um estágio inicial.”

Escala é fundamental para o rerrefino

Para a Ásia desenvolver o setor de óleo básico rerrefinado, a escala é fundamental. “Assim que obtivermos a escala, existe a tecnologia e podemos torná-la comercialmente viável”, disse Tripathy.

A Tripathy também vê a necessidade de desenvolver um “padrão robusto” para óleo básico rerrefinado e passar da produção de óleos básicos rerrefinados API Grupo I para Grupo II e Grupo III.

O nível de qualidade predominante dos básicos rerrefinados varia entre as regiões. A maioria dos óleos rerrefinados produzidos nos Estados Unidos e na América do Sul são do Grupo II, enquanto o Grupo III é mais comum na Europa e o Grupo I na Ásia, disse ela.

Em termos de apoio do governo, os padrões e regulamentos são imperativos. “Por exemplo, o óleo usado deve ser rerrefinado em vez de queimado, e deve haver responsabilidade clara para os produtores e consumidores”, disse Tripathy. “Tradicionalmente, há um estigma [negativo] entre os consumidores [sobre o óleo básico rerrefinado]”, disse Bhave. “Mas a percepção está mudando e, na Índia, os misturadores estavam dispostos a pagar um prêmio pelo óleo básico rerrefinado em comparação com os óleos básicos virgens. Há cerca de 72% a 80% de rendimento quando se usa lubrificantes automotivos usados. Por isso, é importante nos unirmos e colaborarmos.”