GM fala em produção de elétricos no Brasil e reforça posição contra fim de benefício para EVs

Santiago Chamorro defende permanência de imposto zero e sinaliza interesse da montadora em produzir modelos zero combustão no Brasil

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Fim de benefício para EVs

GM é a favor de permanência de alíquota zero para veículos elétricos e pretende ser pioneira na produção local no Brasil

Fim de benefício para EVs

Fim de benefício para EVs – O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, reforçou a posição da montadora contra o fim da alíquota zero para importação de veículos elétricos. A fabricante anunciou nos últimos dias a aceleração de seus investimentos em eletrificação, com participação estratégica do Brasil.

“Enquanto avançamos nos volumes, na adoção e nas preparações dos nossos processos fabris para a industrialização de veículos elétricos, o correto seria criar condições para que os EVs consigam chegar no país de forma um pouco mais rápida. Nesse sentido, avaliamos que deveria se manter zerado o imposto de importação por algum tempo”, afirmou.

Em fevereiro, Chamorro já havia defendido o posicionamento da GM, que vai contra a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). As fabricantes negociam com o governo federal a alteração do modelo atual de isenção de imposto para veículos elétricos importados.

O entrave do preço dos carros elétricos

O custo elevado dos modelos elétricos na moeda brasileira ainda assusta os consumidores daqui. Segundo Chamorro, a GM tenta convencer os clientes em potencial a considerarem outras variáveis, que favorecem os EVs na comparação com os carros de motor a combustão.

“Eu devo reconhecer que o preço do veículo elétrico ainda é maior que o de combustão interna, mas o custo de manutenção e com energia desses automóveis é menor que o com gasolina. Em São Paulo, por exemplo, a vantagem dos EVs é superior a R$ 2.500 por mês”, disse.

“Precisamos educar o nosso consumidor que preço não é a única variável a se considerar, mas também o custo mensal. Esse conceito já faz parte do dia a dia dos frotistas e, agora, temos que conscientizar as famílias”, acrescentou.

GM quer ser pioneira na produção de elétricos no Brasil

Os SUVs elétricos Chevrolet Blazer EV, Equinox EV e Bolt EUV, com previsão de lançamento para este ano, já se encontram no campo de provas da montadora em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Os modelos passam por testes de certificação e homologação para se adaptarem à legislação brasileira.

Chamorro prometeu ainda que a GM deverá ser a primeira montadora com produção local de carros elétricos no Brasil.

“Nas condições atuais do mercado brasileiro, teremos ainda uma longa duração de veículos de motores a combustão. Mas provavelmente seremos pioneiros em industrializar elétricos no país e isso não será muito distante”.