Graxas de sulfonato de cálcio
Graxas de sulfonato de cálcio – A Lubrizol abriu um novo laboratório de graxas em Navi Mumbai, na Índia, para apoiar o desenvolvimento de graxas de sulfonato de cálcio com forte potencial no mercado de graxas industriais. No Brasil, a empresa já trabalha com essa tecnologia na fábrica de Belford Roxo, que vem ano a ano aumentando os volumes desse tipo de produto, inclusive exportando para diversos países do mundo.
A eletrificação automotiva tem sido um fator impulsionador da demanda e do preço do lítio no mercado mundial, preocupando os produtores de graxas, que terão que competir principalmente com os fabricantes de baterias. Por isso, as formulações à base de sabão complexo de sulfonato de cálcio poderão se tornar uma alternativa eficaz aos sabões de lítio.
De acordo com a Lubrizol, o sulfonato de cálcio de alta basicidade (Over-based Calcium sulfonate – OBCS) fornece propriedades de espessamento confiáveis, boa compatibilidade com óleos básicos e aditivos e desempenho adequado para uso a longo prazo. A empresa, no Brasil, ainda oferece opções de cores, óleos básicos e desempenho de forma customizada para atender exatamente às necessidades de seus clientes.
O novo laboratório da Lubrizol na Índia apoiará os testes rigorosos necessários para que as formulações de OBCS demonstrem todo o seu potencial.
De acordo com matéria publicada na revista internacional Fuels&Lubes, o presidente e diretor administrativo da Lubrizol Additives India, Sanjeev Kaul, disse que “a Índia é um mercado único com demandas únicas, e há suporte limitado disponível na forma de laboratórios de teste terceirizados na Índia focados em graxas. Com este laboratório, estamos apoiando fabricantes de graxas de pequeno a médio porte na região com desenvolvimento de graxas e serviços de teste e suporte que podem promover o desenvolvimento de graxas à base de sulfonato de cálcio e aumentar suas vendas”.
O laboratório concederá aos fabricantes de graxa acesso a:
- Teste de desempenho, permitindo que os fabricantes meçam as propriedades de desempenho em ação;
- Testes de referência, permitindo que os fabricantes comparem o desempenho do produto com os padrões da indústria;
- Treinamento, ajudando os fabricantes a capacitar suas equipes de formulação para seleção de graxa, teste e conhecimento de aplicação.
“A demanda de lítio não está diminuindo e os fabricantes de graxas em breve exigirão uma alternativa de espessamento confiável”, disse Kaul. “Queremos ajudar os fabricantes de toda a região a ficarem à frente e aumentar sua vantagem competitiva com possíveis soluções alternativas.”