ICONIC amplia cultura de inovação com Oficina de Ideias

Curso de 5 meses, "Oficinas de Ideias", capacita 40% dos funcionários de multinacionais do petróleo. Colaboradores criaram projetos que vão ser usados nas empresas, a partir de 2023, com foco em sustentabilidade e gestão.

156
Português
Español/Castellano
English
Oficina de Ideias
Imagem de Arek Socha por Pixabay

Oficina de Ideias

A ICONIC, gestora das marcas Ipiranga Lubrificantes e Texaco Lubrificantes, alcança a contribuição de quase 40% de seus colaboradores na 1ª edição do programa Oficina de Ideias. A iniciativa busca fomentar a inovação na cultura corporativa e o engajamento dos colaboradores — de C-Levels até o chão de fábrica — para sugestão de projetos em diferentes dimensões empresariais.

O primeiro ciclo da Oficina de Ideias teve duração de cinco meses, contando a partir das primeiras dinâmicas de design thinking, iniciadas em julho de 2022, com o objetivo de reunir e levantar as principais oportunidades das áreas corporativas até a entrega de prêmios aos colaboradores, em outubro deste ano, para celebrar as ideias que se tornarão projetos efetivamente a partir de 2023.

“Totalizamos 275 iniciativas enviadas por nossos colaboradores. O número superou todas as nossas expectativas”, analisa Lídia Pinto, Gerente de Inovação e Inteligência Digital da ICONIC. Os comitês de análise e execução da Oficina de Ideias avaliaram e tomaram a decisão técnica final dos 3 projetos que foram selecionados neste primeiro ciclo, cujos autores participam da criação do projeto e receberão premiações que passam por viagens, vale créditos, certificados de inovação, entre outros incentivos para fortalecer ainda mais o projeto em toda estrutura institucional.

Os projetos vencedores foram:

  • Implementação de QR codes nas fábricas para que todos os funcionários possam ter acesso as regras de segurança, permissões de trabalho e documentos necessários para realizar atividades fabris de forma segura, contribuindo assim com o compartilhamento de informações essenciais para uma operação livre de acidentes;
  • Semana do cliente com o objetivo de incentivar os colaboradores da ICONIC a visitar os clientes a fim de conhecer de perto os desafios dos seus negócios, sendo possível entregar soluções inovadoras e exclusivas para as necessidades de cada cliente, bem como aprimorar cada vez mais a excelência na entrega e soluções para negócios;
  • Monitoramento de falhas intermitente por meio de imagens: buscar a excelência e melhoria contínua por meio da gravação da operação dos equipamentos para identificar e reduzir as causas de falhas, bem como desenvolver melhorias de performance e agilizar a correção operacional.

FOMENTANDO A INOVAÇÃO

O programa Oficina de Ideias contou com palestras de especialistas em inovação, iniciativas de comunicação interna para o fomento e engajamento, além de rodas de conversa em cada unidade operacional da ICONIC, localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, para informar e esclarecer dúvidas de todo o público sobre o programa.

“Estamos trabalhando fortemente para que a comunicação tenha um papel fundamental no engajamento dos colaboradores neste programa. Inovação está na essência de nossa marca, no nosso DNA. Queremos cada vez mais falar sobre o tema, especialmente com a inclusão dos colaboradores na construção de novos projetos e estimular que sejam embaixadores da cultura de inovação”, analisa Roberta Teixeira, Diretora de Tecnologia e Sustentabilidade da ICONIC.

FUTURO SUSTENTÁVEL

A ICONIC está em constante transformação, acompanhando o mundo em todas as suas mudanças e entendendo que a sustentabilidade é fundamental para que possa deixar como legado um futuro de qualidade para as próximas gerações. Com essa visão, surgiu o programa “Futuro Sustentável”.

Desenvolvido a partir de consultas aos principais stakeholders da ICONIC, o objetivo foi compreender todos os desafios socioambientais que envolvem as pessoas, a empresa e o planeta. A Oficina de Ideias é uma das entregas do pilar de Soluções Inovadoras, um dos temas materiais que está sendo trabalhado dentro da estratégia de sustentabilidade da ICONIC — o Futuro Sustentável.