XII Encontro com o Mercado presencial supera expectativas

222
Português
Español/Castellano
English

XII Encontro com o Mercado

XII Encontro com o Mercado

XII Encontro com o Mercado – O XII Encontro Internacional com o Mercado – América do Sul, que aconteceu nos dias 6 e 7 de julho no Hotel Windsor Flórida – Rio de Janeiro, com um público de 352 pessoas, foi o primeiro evento de lubrificantes presencial após o período de pandemia e trouxe aos participantes boas novidades tecnológicas e um espaço privilegiado para o networking no mercado de lubrificantes, reunindo cerca de 84 empresas ligadas ao setor.

O primeiro dia de evento já começou de forma impactante, com a palestra sobre o Cenário Econômico Brasileiro e suas perspectivas, proferida pelo Economista Chefe da Federação das Indústria do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, Jonathas Goulart, que trouxe relevantes informações sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo na área econômica e os impactos no setor industrial.

Os números do mercado brasileiro de lubrificantes foram apresentados, como de costume, pelo editor da revista Lubes em Foco, Pedro Nelson Belmiro, seguido da visão do produtor para o segmento, na palavra do CEO da Iconic Lubrificantes, líder do mercado brasileiro.

Um painel sobre eletromobilidade e seus impactos na indústria de lubrificantes contou com a palestras especiais de alto nível de conhecimento, proferidas pelo Professor Associado do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, Roberto Schaefer, e da Superintendente de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisas Energética – EPE.

Ficou claro para os participantes que a eletrificação automotiva é irreversível e será implantada com certeza, entretanto, o prazo para isso em um país como o Brasil é que se torna a grande questão da indústria. Não há quem possa determinar um tempo preciso para a total substituição da frota por veículos elétricos, mas a tendência e de que ela virá em algum momento.

A Sutentabilidade foi um dos temas principais do evento e foi abordada com muita objetividade e precisão pelos participantes do segundo painel. A Diretora Executiva de Downstream do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP, Valéria Amoroso Lima, apresentou aspectos relevantes sobre a sustentabilidade e os conceitos de ESG na Indústria do Petróleo. O Diretor de Gestão de Práticas Energéticas do Grupo KLINE de Consultoria Internacional, Konstantin Melnichuk, mostrou como a visão da sustentabilidade cria impulso para a indústria do óleo usado e o rerrefino, e Aylla Kipper, Gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais discorreu sobre o papel do rerrefino na indústria de lubrificantes.

O receio de que a eletrificação poderá trazer grande impacto à indústria de lubrificantes foi aliviado, pelo menos por um bom tempo, com a palestra de Chris Castanien, Gerente de Serviços Técnicos da Chevron Base Oil, que apresentou números impactantes da indústria, mostrando que os motores de combustão interna ainda dominarão o transporte rodoviário por décadas, usando lubrificantes de melhor qualidade.

O impacto das sanções à Rússia e a recuperação dos óleos básicos nos Estados Unidos pós pandemia foi apresentado por Amanda Hay, Editora Gerente Adjunta para as Américas da ICIS, que trouxe suas informações por vídeo, uma vez que a saúde a impediu de viajar no período do evento.

Um coquetel de confraternização movimentou o final do primeiro dia, em que os participantes puderam desfrutar melhor do espaço de exposição, onde estandes de empresas nacionais e estrangeiras apresentavam seus produtos e serviços e, também onde negócios e networking puderam ser realizados com tranquilidade.

O segundo dia foi marcado por palestras de especialistas trazendo os melhores desenvolvimentos tecnológicos em lubrificantes. Alexandre Araújo, gerente de conta da Croda, discorreu sobre a tecnologia de aditivos à base de silicone, enquanto Eduardo Lima, cientista associado de TS&D da Dow Química falou sobre os benefícios do uso de Polialquilenoglicol em lubrificantes para compressores.

Quatro palestras formaram o assunto para o painel tecnológico. Tecnologias mais sustentáveis para o mercado Off-Higway foi o tema da palestra de Edson Fonseca da Lubrizol, enquanto o Gerente Global de Produtos para Transmissões da Infineum Brasil, o Dr. Leandro Benvenutti discorreu sobre os fluidos de ultra baixa viscosidade para um futuro sustentável. Completando o painel, a Afton Chemical, representada pelo seu Diretor de Vendas Brasil mostrou o caminho da eletrificação dos veículos comerciais pesados e Marcos Davi dos Santos, Gerente de Vendas para a América Latina da Chevron Oronite, discorreu sobre as mudanças nas tecnologias para óleos de motor para veículos híbridos.

Ao final do Encontro, foram sorteados brindes aos participantes.

De acordo com os diretores da Editora Onze, Gustavo Zamboni e Pedro Nelson Belmiro o evento superou as expectativas e foram recebidos muitos elogios e palavras de satisfação com o evento, nas avaliações.