Cresce a demanda por fluidos para veículos elétricos

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Fluidos para veículos elétricosFluidos para veículos elétricos

A demanda por fluidos para veículos elétricos (VEs) provavelmente terá um crescimento de dois dígitos até 2040, à medida que os Estados Unidos ultrapassam a China e a União Europeia para se tornar o principal mercado de veículos comerciais elétricos a bateria.

De acordo com a consultoria de mercado Kline & Co., é esperado um forte crescimento para graxas, fluidos de transmissão e óleos de motor para serviços pesados ​​usados ​​em híbridos e híbridos plug-in.

Em uma apresentação de webinar no mês passado, Sharbel Luzuriaga, gerente de projeto da Kline com sede em Praga, destacou que, embora o crescimento nessa taxa seja impressionante, o mercado é pequeno em comparação com os lubrificantes acabados em geral.

“Obviamente, está crescendo exponencialmente porque vem de uma base muito pequena”, disse ele em um webinar sobre a demanda de lubrificação de veículos elétricos comerciais.

Enquanto isso, os fluidos de gerenciamento térmico de veículos comerciais devem crescer em um ritmo mais lento. Luzuriaga diz que isso se deve em grande parte à eficácia do resfriamento a ar e indireto em veículos comerciais de longa distância.

Ele atribui o salto dos EUA para regulamentações e políticas mais agressivas abordando o segmento de veículos comerciais nos Estados Unidos e na Europa.

“Nos EUA, certos estados como a Califórnia estão impondo metas de 50% a 60% de vendas de veículos elétricos em veículos comerciais e caminhões comerciais”, disse Luzuriaga. Ele continuou dizendo que, da mesma forma, alguns estados membros europeus prometeram 100% de redução de emissões no segmento de veículos comerciais. Por outro lado, a China está concentrando seus esforços em veículos de passageiros.

O volume atual de demanda por fluidos de veículos comerciais é de cerca de 40.000 toneladas, que a Kline prevê que passará de 500.000 toneladas até 2040, uma imagem diferente do que temos observado em veículos de passageiros

A adoção de VEs comerciais está mais atrasada do que nos carros de passeio, segundo a Kline. No entanto, as barreiras para uma aceitação mais ampla são as mesmas dos veículos de consumo: capacidade da bateria, alcance, custo e requisitos de serviço exigentes.