Daimler Buses terá ônibus elétricos para todos os segmentos até 2030

Montadora quer eliminar versões a combustão na Europa antes de 2040

207

ônibus elétricos
Mercedes-Benz eCitaro G Range Extender with all-electric drive,NMC 3 battery, fuell cell, hydrogen tanks, exterior, smoke silver metallic, 2 x electric hub motor, 2 x 125 kW, 2 x 485 Nm, 98 kWh per battery pack, three-door, LED headlamps, length/width/height: 18125 /2550/3400 mm, passenger capacity: max. 1/130.

Ônibus elétricos

Ônibus elétricos – Depois de várias montadoras de carros e comerciais leves prometerem produzir só veículos livres de emissões de CO2 até o fim desta década ou meados da próxima, agora é a vez da Daimler Buses apostar alto na descarbonização. A montadora alemã anunciou nesta semana que planeja oferecer ônibus movidos a bateria e a hidrogênio para todos os seus segmentos até 2030.

Essa verdadeira revolução no transporte coletivo de passageiros começará pela Europa e América Latina, afirma a montadora. O ritmo deve ser mais acelerado, natufalmente, nos mercados europeus. Lá, projeta a Daimler Buses, é que seus veículos neutros em CO2 sejam a única opção a partir de 2039. No caso dos ônibus urbanos, bem antes: já em 2030.

O projeto de eletrificação e descarbonização da montadora contempla também investimentos em serviços e na infraestrutura elétrica nas instalações dos clientes, revelou Till Oberwörder, Chefe da Daimler Buses, em Mannheim, na Alemanha.

Mercedes-Benz eletrico

“Queremos nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros. Dessa maneira, passaremos a adotar uma estratégia de tecnologias de propulsão alternativas, com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final dessa década”, confirmou o executivo.

O urbano eCitaro totalmente elétrico, assim, concentrará boa parte dos esforços de desenvolvimento. A montadora pretende equipá-lo com células de combustível a hidrogênio já a partir do ano que vem, o que permitirá rodar até 400 km. Desde 2018, o modelo é movido a bateria e o sistema a célula de combustível será introduzido para ampliar essa autonomia, o que o tornará um veículo que combinará duas fontes de energia.

Ainda este ano outra novidade: o eCitaro incorporará baterias de última geração que podem aumentar a capacidade por célula em cerca de 50% e permitem até 280 quilômetros de autonomia. As novas baterias também estarão disponíveis para o ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz brasileiro e que será lançado este ano.


Foto: Divulgação

#portallubes