Petrobras inicia testes do Polo GasLub (antigo Comperj)

Central terá capacidade para escoar e processar 21 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural provenientes do pré-sal da Bacia de Santos e pode chega a até 44 milhões m³.

747
Português Espanhol/Castellano English

Polo GasLub
Polo GasLub

A Petrobras iniciou os testes operacionais do Polo GasLub, que antigamente era chamado de Comperj, em Itaboraí (RJ). A unidade começará a receber, ainda este ano, gás natural do pré-sal, etapa classificada pela empresas como importante para a entrada em operação da Unidade de Processamento de Gás natural (UPGN).

O projeto terá capacidade para escoar e processar 21 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural provenientes do polo pré-sal da Bacia de Santos. Juntos, o Rota 3 e as Rotas 1 (UPGN Caraguatatuba/SP) e 2 (Terminal Cabiúnas/RJ) – as duas últimas já em operação — disponibilizarão capacidade total para escoar 44 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

A UPGN integra o escopo do Projeto Rota 3, que envolve também o gasoduto (composto por trechos submarino e terrestre) e a infraestrutura para operação e controle e os sistemas de utilidades (vapor, água, ar-comprimido, força e outros). Com o início dos testes, o Polo GasLub passou a receber gás natural não processado (gás rico), proveniente do Terminal de Cabiúnas.

A entrada de gás natural no Polo GasLub ocorre através do gasoduto Guapimirim-Comperj I (Gaserj) e viabiliza o início das operações dos sistemas de utilidades, principalmente da Unidade de Geração e Distribuição de Vapor. Esses sistemas, explicou a empresa,  garantirão o fornecimento das instalações e equipamentos necessários para a entrada em operação da UPGN, prevista para 2022.

Além das unidades que estão entrando em fase de testes, já estão funcionando a estação de tratamento de água, as subestações responsáveis pela distribuição da energia elétrica para o empreendimento, o Centro Integrado de Controle (CIC), os sistemas de utilidades auxiliares e o flare

De acordo com o Plano Estratégico 2022-2026 da Petrobras, está em avaliação a integração dos ativos da Polo GasLub Itaboraí, com a refinaria Duque de Caxias (Reduc), para produção de até 12 mil barris/dia de óleos lubrificantes básicos do grupo II e combustíveis, com investimento previsto de US$ 1,5 bilhão. Também está em estudos a construção de uma usina termelétrica no Polo GasLub.