Lubrificantes resistentes à radiação para a desativação final de Fukushima

139
Português Espanhol/Castellano English
Lubrificantes resistentes à radiação
Trabalhadores descontaminando a usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão. © The Yomiuri Shimbun via AP Images

Lubrificantes resistentes à radiação

Lubrificantes resistentes à radiação – A fabricante japonesa de lubrificantes especiais Moresco Corp. fornecerá lubrificantes resistentes à radiação para o descomissionamento da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que pode levar até 30 anos para ser concluída, disse um porta-voz da empresa.

O lubrificante resistente à radiação, Moresco-Hirad, é à base de polifenil éter. É usado como óleo de vácuo e óleo de engrenagem em um acelerador de partículas, que é submetido a grandes quantidades de radiação, e também usado como óleo para rolamento em instalações de pesquisa de radiação de raios gama cobalto 60 e equipamentos de controle remoto.

“Temos fornecido o lubrificante na fase de projeto do descomissionamento do equipamento, em 2019”, disse o porta-voz. “O trabalho de desmantelamento deve durar cerca de 30 anos. Além disso, o desenvolvimento de equipamentos para um descomissionamento em grande escala levará muito tempo para ser desenvolvido. Portanto, esperamos que o fornecimento de Moresco-Hirad continue até que o trabalho de descomissionamento seja concluído.”

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9,0 causou um tsunami de 15 metros, que cortou o fornecimento de energia para resfriamento de três reatores Fukushima Daiichi. Isso fez com que três dos seis reatores da usina sofressem derretimentos na barra de combustível, levando à decisão de descomissionar a usina.

Um grande desafio no trabalho de descomissionamento da usina nuclear de Fukushima Daiichi é o problema da deterioração dos lubrificantes quando expostos a altas doses de radiação. Por exemplo, a estatal Tokyo Electric Power Company (Tepco), que possui e opera a usina Fukushima Daiichi, precisa usar um robô controlado remotamente com um braço de 22 metros para remover detritos de combustível altamente radioativos. Os detritos de combustível são compostos de barras de combustível nuclear que derreteram e caíram no chão dos vasos de contenção, depois resfriadas e re-solidificadas, emitindo radioatividade extremamente alta.

O produto da Moresco-Hirad tem o mais alto nível de resistência à radiação de qualquer lubrificante do mundo, diz a empresa. As aplicações de radioterapia médica também estão sendo investigadas.

As vendas de lubrificantes especiais da empresa cresceram 37% para ¥ 6,3 bilhões (US $ 55,4 milhões) nos resultados financeiros do segundo trimestre encerrados em 31 de agosto de 2021, devido principalmente a um aumento nas vendas de lubrificantes especiais, como desmoldantes metálicos, devido ao aumento da produção automotiva, entre outros.

“As vendas de fluidos de corte ficaram estáveis ​​devido à expansão de novos mercados”, segundo o relatório financeiro da empresa divulgado em outubro do ano passado.

“As vendas de lubrificantes de alta temperatura para graxas à base de óleos aumentaram no contexto de uma recuperação na produção doméstica de automóveis e uma forte demanda na China”, acrescentou. “Espera-se que a demanda por lubrificantes para superfície de disco rígido e unidade de disco rígido para centrais de dados, aumente.”

As vendas totais na América do Norte aumentaram 5,9%, a China saltou 41,6% e o Sul e Sudeste Asiático aumentaram 24,6%.