Contaminação microbiana em óleos
Contaminação microbiana em óleos – O comitê da ASTM International sobre produtos petrolíferos, combustíveis líquidos e lubrificantes (D02) está desenvolvendo um padrão proposto (WK42670) que fornecerá uma visão geral da contaminação microbiana em sistemas de óleo de turbina.
Este guia padrão proposto se aplica principalmente a lubrificantes de turbinas (especificações ASTM D4293 e D4304) e sistemas de óleo de turbina. No entanto, os princípios também se aplicam geralmente a óleos lubrificantes com viscosidades inferiores a 100 mm2/s.
“Os micróbios podem contaminar os sistemas de óleo da turbina e causar vários problemas, incluindo falha acelerada do óleo da turbina, entupimento prematuro do filtro e corrosão do sistema”, diz Fred Passman, presidente da Biodeterioration Control Associates, que lidera essa atividade. “O padrão proposto explicará os problemas para os quais os micróbios contribuem, analisa métodos de teste que podem ser usados para detectar micróbios em sistemas de óleo de turbina e fornece orientações gerais sobre como reduzir a contaminação microbiana e os riscos de danos”.
A contaminação microbiana em sistemas de óleo de turbina compartilha características comuns com a contaminação microbiana em sistemas de combustível. No entanto, também existem diferenças relevantes. Embora a química dos fluidos seja diferente, o padrão proposto baseia-se fortemente na ASTM D6469, mas destaca aspectos únicos da biodeterioração e contaminação microbiana do óleo da turbina e do sistema de óleo da turbina.
O guia proposto fornece ao pessoal com experiência microbiológica limitada uma compreensão dos sintomas, ocorrência e consequências da contaminação microbiana crônica. O guia também sugere meios para detecção e controle da contaminação microbiana em óleos de turbina e sistemas de óleo de turbina.
Gerentes de instalações de geração de energia, engenheiros e operadores serão os principais usuários do padrão proposto.
O guia proposto está na terceira rodada de votação no Subcomitê C (Óleos de Turbina) da ASTM D02. A votação será encerrada em 14 de fevereiro de 2022. Se passar na votação do subcomitê, estará na próxima votação do comitê D02 e poderá ter uma designação ASTM antes da Semana do Comitê ASTM D02 em junho, em Seattle, Washington, EUA.
Esse esforço está diretamente relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas nº 7 sobre energia acessível e limpa, e nº 9 sobre indústria, inovação e infraestrutura.