Motores usando B-30
Desde janeiro de 2020, a Indonésia exige que o diesel vendido dentro de suas fronteiras contenha 30% de biodiesel por peso, o maior teor requerido em todo mundo.
Representantes de produtor de lubrificantes disseram recentemente que isso poderia comprometer o desempenho de motores lubrificados com óleos formulados de acordo com as especificações anteriores ao API CI-4.
“O biodiesel tem uma volatilidade baixa em comparação com o óleo diesel, e se o biodiesel entrar no cárter, através de blow-by, ele permanecerá no cárter. O principal efeito é que vai diminuir a viscosidade do óleo do motor”, disse um porta-voz da Shell depois que a empresa organizou um fórum sobre o assunto no mês passado.
Estudos na Europa encontraram casos em que o combustível biodiesel foi detectado no cárter de óleo do motor, afetando o desempenho deste.
O porta-voz acrescentou que a diluição do biodiesel pode comprometer o desempenho dos óleos de motor que atendem às especificações anteriores à API CI-4, mas que os produtos que atendem à CI-4 e especificações posteriores devem lidar adequadamente com a situação.
“Os benefícios de usar óleos de motor API CI-4 com biodiesel incluem sua capacidade de manuseio de fuligem, desempenho antidesgaste e desempenho antioxidante”, disse o porta-voz.
A especificação CI-4
A especificação CI-4 foi introduzida na América do Norte pelo American Petroleum Institute (API) em 2002 e foi projetada para motores de quatro tempos de alta velocidade, projetados para atender aos padrões de emissão de escapamento de 2004, implementados em 2002.
Os óleos CI-4 são formulados para sustentar a durabilidade do motor em que a recirculação de gás de escapamento (EGR) é aplicada e destina-se ao uso com combustíveis diesel com teor de enxofre de até 0,5% em peso.
O API, desde então, introduziu três outras categorias de óleo para motores diesel de serviço pesado: API CJ-4, API CK-4 e API FA-4. Ele considera todas as quatro ainda atuais, junto com o API CH-4, que foi introduzido em 1998.
O instituto declarou as especificações anteriores obsoletas, mas alguns mercados ainda consomem volumes significativos de óleos que as atendem.
A Indonésia consome volumes significativos de óleos que atendem às especificações anteriores à CI-4. O B30 da Indonésia é produzido pela mistura de 70% de combustível diesel com 30% de éster metílico de ácido graxo de óleo de palma.
“A implementação do B30 visa reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis importados e reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa”, de acordo com o relatório OECD-FAO Agricultural Outlook 2021-2030.
“Nos últimos anos, a produção de biodiesel aumentou devido a um Programa Nacional de Biodiesel, que dá apoio aos produtores de biodiesel, e é financiado pelo fundo de óleo de palma bruto”.
A Indonésia é o maior produtor e exportador de óleo de palma do mundo, e o governo cogitou a possibilidade de as autoridades começarem a considerar um mandato para o biodiesel B40 este ano.
Mas “o governo continua incentivando a implementação bem-sucedida do programa B30, especialmente garantindo que todos os tipos de combustível diesel doméstico sejam misturados com 30% de biodiesel”, disse Riesta Budgeti, pesquisador de combustível da Lemigas, durante um fórum organizado pela Shell no mês passado.
“Enquanto isso, o programa obrigatório B40 ainda está em fase de revisão técnica e econômica, portanto, sua implementação não é esperada em um futuro próximo.”
Lemigas é um centro de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia de petróleo e gás do Ministério de Energia e Recursos Minerais da Indonésia.