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Mercedes-Benz veículos elétricos
A montadora alemã Mercedes-Benz está se preparando para ficar totalmente elétrica até o final da década, quando as condições de mercado permitirem. Mudando de “elétrico em primeiro lugar” para “apenas elétrico”, a preeminente empresa de carros de luxo do mundo está acelerando em direção a um futuro livre de emissões e orientado por software.
Até 2022, a Mercedes-Benz terá veículos elétricos a bateria (BEV) em todos os segmentos que a empresa atende. De 2025 em diante, todas as arquiteturas de veículos recém-lançadas serão exclusivamente elétricas e os clientes poderão escolher uma alternativa totalmente elétrica para cada modelo que a empresa fabrica.
A Mercedes-Benz pretende gerenciar essa transformação acelerada enquanto mantém suas metas de lucratividade. “A mudança para veículos elétricos (EV) está ganhando velocidade – especialmente no segmento de luxo, onde a Mercedes-Benz pertence. O ponto de inflexão está se aproximando e estaremos prontos à medida que os mercados mudarem para a eletricidade apenas no final desta década ”, disse Ola Källenius, CEO da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.
“Esta etapa marca uma profunda realocação de capital. Gerenciando essa transformação mais rápida e ao mesmo tempo salvaguardando nossas metas de lucratividade, garantiremos o sucesso duradouro da Mercedes-Benz. Graças à nossa força de trabalho altamente qualificada e motivada, estou convencido de que teremos sucesso nesta nova era emocionante. ”
Para facilitar essa mudança, a Mercedes-Benz está revelando um plano abrangente que inclui uma aceleração significativa de P&D. No total, os investimentos em veículos elétricos a bateria entre 2022 e 2030 totalizarão mais de EUR40 bilhões (US $ 47 bilhões).
Acelerar e avançar o plano de portfólio de EV trará o ponto de inflexão para a adoção de EV. A Mercedes-Benz está atualmente preparando sua rede de produção global para produção exclusivamente elétrica com o ritmo de crescimento projetado para acompanhar a demanda do mercado.
Por causa de seus primeiros investimentos em manufatura flexível e no sistema de produção MO360 de última geração, a Mercedes-Benz disse que já pode produzir BEVs em massa.
Já no próximo ano, oito veículos elétricos Mercedes-Benz serão produzidos em sete locais em três continentes. Além disso, todos os locais de montagem de automóveis e baterias administrados pela Mercedes-Benz AG mudarão para uma produção neutra em carbono até 2022.
Para aumentar a eficiência da fabricação, a Mercedes-Benz está unindo forças com a GROB, líder global alemão em sistemas de automação e produção de baterias altamente inovadores, fortalecendo sua capacidade de produção de baterias e know-how. A cooperação se concentra na montagem do módulo de bateria, bem como na montagem do pacote.
A Mercedes-Benz também planeja instalar uma nova fábrica de reciclagem de baterias em Kuppenheim, Alemanha, para desenvolver e garantir a capacidade de reciclagem e know-how. O início das operações será em 2023, dependendo do resultado de discussões promissoras com o poder público.
Plano de Pessoas
A transição dos motores de combustão interna para os elétricos é viável e já está em andamento na Mercedes-Benz. Trabalhando junto com os representantes dos funcionários, a Mercedes-Benz continuará a transformação de sua força de trabalho, fazendo uso de extensos esquemas de requalificação, aposentadoria antecipada e aquisições.
A TechAcademies oferecerá aos colegas treinamento para qualificações voltadas para o futuro. Somente em 2020, cerca de 20.000 funcionários na Alemanha foram treinados em aspectos de e-mobility.
Para cumprir os planos de desenvolvimento do sistema operacional MB.OS, 3.000 novos empregos de engenharia de software serão criados em todo o mundo.
Plano financeiro
A Mercedes-Benz continua comprometida com as metas de margem delineadas no outono de 2020. As metas do ano passado foram baseadas na premissa de vender 25% de veículos híbridos e elétricos até 2025.
A reiteração de hoje é baseada em uma participação assumida de até 50% até 2025 e um cenário de mercado para vendas de carros novos que, em essência, mudou para totalmente elétrico no final da década.
Uma alavanca importante é aumentar a receita líquida por unidade, aumentando a proporção de veículos elétricos de última geração, como os modelos Mercedes-Maybach e Mercedes-AMG, enquanto, ao mesmo tempo, assume um controle mais direto sobre os preços e as vendas.
O aumento da receita de serviços digitais apoiará ainda mais os resultados. A Mercedes também está trabalhando para reduzir ainda mais os custos fixos e variáveis e cortar a parcela do capex dos investimentos.
Plataformas de bateria comuns e arquiteturas elétricas escalonáveis combinadas com avanços na tecnologia de baterias trarão graus mais altos de padronização e custos mais baixos.
Espera-se que a proporção dos custos da bateria dentro do veículo caia significativamente.
A alocação de capital está mudando de “EV-first” para “EV-only”. Os investimentos em motores de combustão e tecnologias híbridas plug-in cairão 80% entre 2019 e 2026. Com base nisso, a Mercedes-Benz projeta margens da empresa em um mundo BEV (veículos elétricos a bateria) que são semelhantes às da era ICE (motores de combustão interna).