Líquido para sistema de arrefecimento
Líquido para sistema de arrefecimento – O sistema de arrefecimento de motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T é constituído por conjunto de dispositivos eletromecânicos com a função de controlar a temperatura interna. Em média, 25% a 35% da energia contida no combustível, apenas, é transformada em trabalho mecânico em motores de combustão interna 4T. Ou seja, 65% a 75% da energia é dissipada em forma de calor.
Os sistemas de arrefecimento mais utilizados operam por circulação forçada do líquido de arrefecimento e constituem-se, basicamente, de bomba centrífuga hidráulica (bomba d’água) que promove a circulação forçada do meio arrefecedor, válvula termostática para controle de temperatura entre o cabeçote do motor e o radiador, sensor para indicação de temperatura, ventilador e radiador aletado para dissipação do calor gerado.
- Eleva a Temperatura de Ebulição (Temperatura de Ebulição da água é 100 ºC ao nível do mar) do meio arrefecedor com vistas a evitar-se desgaste erosivo, por cavitação, das camisas e bomba centrífuga hidráulica (bomba d’água).
- Atua como agente anti-corrosivo das superfícies metálicas com as quais o líquido de arrefecimento (coolant) entra em contato.
- Tem função anti-congelante em locais de temperaturas extremamente baixas.
- Melhora a disponibilidade e confiabilidade da bomba centrífuga hidráulica do sistema de arrefecimento (bomba d’água).
- Inibe a formação de espuma, que provoca o desgaste erosivo por cavitação, no sistema de arrefecimento.
Leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO – edição 79, apresentada abaixo: