Disponibilidade de óleos básicos diminui na Ásia

465

óleos básicos

Produção de óleos básicos depende da demanda de derivados

O fornecimento de óleos básicos da Ásia passou de folgado para restrito nos últimos meses porque bloqueios relacionados à pandemia reduziram a demanda por outros produtos de refinaria, dificultando a flexibilidade dos refinadores para aumentar a produção de óleos lubrificantes básicos, disse uma fonte da indústria durante um painel de discussão online.

“É verdade que a demanda de óleos básicos é robusta hoje, e os produtores estão em situação relativamente melhor do que os de outros produtos de petróleo”, disse Eric Kim, vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios da SBC Petrochemical Pte Ltd. durante o painel de discussão, “O Futuro de nossa Indústria”, realizado como parte da Conferência Virtual ICIS Asian Base Oils & Lubricants em setembro. “No entanto, a produção de óleo básico não é tão flexível quanto você simplesmente imagina.”

Dois períodos de tempo distintos

Kim recomendou analisar a interrupção da produção de óleos básicos em dois períodos de tempo distintos. O primeiro foi nos primeiros meses no início deste ano, depois que a pandemia começou a impactar fortemente as atividades em escala global – por volta de março a junho.

“Nesse período, alguns países asiáticos, como vocês conhecem, impuseram restrições ao distanciamento social e até bloquearam seus países”, lembrou. “Isso causou uma queda repentina e acentuada da demanda de óleo básico porque os produtores de lubrificantes acabados tecnicamente não conseguiam operar suas plantas ou tentavam não acumular muitas matérias-primas em suas plantas. Durante esse período, o fornecimento de óleo básico estava em posição confortável e os produtores não estavam prontos para responder a ele adequadamente no curto prazo. ”

O segundo período de tempo foi do final de junho até meados de setembro, quando o mercado de óleos básicos passou para uma situação muito diferente. “Em geral, no mercado, o óleo básico está em posição mais restrita hoje”, disse ele durante o painel realizado em 16 de setembro.

De acordo com Kim, a pergunta mais frequente pelos clientes de óleo básico naquela época era “Por que o fornecimento de óleo básico não é suficiente? Por que os preços do óleo básico continuam aumentando? ”

Óleos básicos são minoria em refinarias

Ele explicou que durante a primeira parte do ano, de março até o final de junho, os produtores de óleo básico – que normalmente são parte de uma organização maior de produção de energia – experimentaram uma redução geral da demanda e, consequentemente, uma queda nos lucros .

Ele destacou que os óleos básicos podem representar menos de 2% do volume de produção de uma refinaria. “Isso significa que, para aumentar a produção de óleo básico, a refinaria tem que produzir outros produtos, que ocupam a maior parte da produção”, explicou Kim. “Isso é muito difícil quando a demanda por outros produtos de energia não é tanto quanto costumava ser. Portanto, nesse sentido, até que a demanda por produtos petrolíferos gerais volte ao nível normal, a produção de óleo básico provavelmente permanecerá em produção limitada, muito abaixo de sua capacidade total de produção. ”