Testes para a terceira geração do Dexos1 estarão disponíveis em 1º de setembro

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Dexos1

Terceira geração do Dexos1

Os testes próprios da General Motors necessários para o licenciamento do óleo de motor de passageiros Dexos1 Gen 3 estarão disponíveis a partir de 1º de setembro, disse o gerente de engenharia da GM, Nathan Siebert, durante um webinário. A Geração 3 substituirá Dexos1 Geração 2, que estreou em 2017.

A montadora está em discussões com laboratórios para garantir que haverá capacidade de teste suficiente para todos os produtores que buscam o selo de aprovação do fabricante do equipamento original, garantiu Siebert. garantiu aos participantes do webinário que foi organizado pela Independent Lubricant Manufacturers Association – ILMA. Ele também disse que a GM implementou mudanças em seu processo de licenciamento que irão melhorar o tempo de resposta para aprovações.

As especificações finais de desempenho e os limites de teste para a Geração 3 foram submetidos à revisão interna da GM, o que normalmente leva alguns meses, continuou Siebert. Esses detalhes devem ser publicados no final do ano.

Sequência III-H será substituída por teste GM

Em dezembro, a GM disse que a nova especificação incluirá todos os testes para a especificação de óleo de motor de carro de passageiros ILSAC GF-6, com exceção da Sequência III-H, que será substituída pelo teste de oxidação e depósito da GM.

Este novo teste terá limites mais rígidos do que a Sequência III-H, assim como os requisitos da GM para o teste de borra da Sequência VH. Muitos métodos de teste Dexos1 Gen 2 serão aproveitados, incluindo um teste de pré-ignição de baixa velocidade e um teste para depósitos no turbocompressor, ambos em limites mais restritos.

Outros limites, incluindo volatilidade Noack e cinzas sulfatadas, também serão mais rigorosos.

Primeiro uso do Dexos1 Gen3 será em 2021

O primeiro uso disponível para a marca Dexos1 Gen 3 será em 1º de setembro de 2021. De acordo com a forma como o OEM lidou com a transição para o Dexos1 Gen 2, os comerciantes terão 1 ano para vender seus produtos Gen 2 antes de serem retirados do prateleiras, disse ele.

Siebert não quis comentar sobre os futuros graus de viscosidade dos óleos de motor a gasolina Dexos. “Faremos as seleções de grau de viscosidade que fornecerão o melhor desempenho do motor aos nossos clientes”, ele contestou.

Ele ressaltou, no entanto, que o OEM desenvolveu sua própria especificação de óleo de motor diesel – DexosD – porque o grau de viscosidade SAE 0W-20 desejado não estava disponível nas categorias de serviço de óleo de motor pesado API CK-4 ou FA-4. A GM recomenda os óleos DexosD SAE 0W-20 para seus caminhões modelo ano 2020 com motores de 3 litros.

GM está de olho na qualidade dos óleos no mercado

Siebert também alertou os participantes que a GM está de olho em comerciantes que violam seus contratos Dexos. Quarenta e oito por cento das etiquetas e um quarto dos produtos falham nas auditorias da GM, de acordo com o OEM. As principais fontes de falhas para rótulos incluem o tamanho do logotipo e a clareza da imagem, especialmente em relação às cores de fundo que foram alteradas em relação ao que foi originalmente submetido à aprovação da GM.

A maioria das falhas de produtos envolve substituições de óleo básico, sem a aprovação prévia da GM. “O restante e as questões mais sérias foram em torno da introdução de materiais como ésteres que não fazem parte das formulações originais, erros de fabricação relacionados ao envasilhamento de materiais não Dexos em garrafas Dexos e a mistura em proporções não adequadas de óleos básicos com os pacotes de aditivos ”, Disse Siebert.

“Isso levou a GM a revogar as licenças de alguns membros da ILMA para proteger nossos clientes e garantir que eles tenham os produtos da mais alta qualidade do mercado.”