Foton TM 2.8
A Foton inicia no Brasil os testes de rodagem do novo caminhão Foton TM 2.8 indicado para transporte urbano. Com PBT de 2,8 toneladas, a camionete oferece características de um automóvel, podendo ser guiada por motoristas com carteira de habilitação categoria B. O lançamento no mercado interno está previsto para o segundo semestre.
De acordo com o diretor industrial, engenharia e desenvolvimento da Foton, Leandro Gedanken, a princípio o veículo será importado da China. O primeiro lote será de 100 unidades e chega ainda neste ano.
“Começamos com importação e à medida que o volume cresça já temos estrutura pronta para nacionalização do novo modelo”, prevê Gedanken.
O TM 2.8 é o modelo mais leve da Foton e permite a instalação de uma carroceria com 3 metros de comprimento por 1,5 m de largura. “Basicamente o novo modelo é ideal para utilização em vários segmentos da economia, equipado principalmente com implemento do tipo baú e carga seca, mas com certeza haverá outras inúmeras possibilidades”, aponta o diretor de desenvolvimento de produtos da Foton do Brasil, Eustáquio Sirolli.
O modelo é equipado com motor a gasolina e segundo a empresa, virá com um kit para GNV (gás natural veicular) com garantia da Foton e feito pela empresa especializada Convergas. O modelo com kit gás já está na primeira fase de testes na Coopercarga, uma das maiores cooperativas de carga do País, fazendo logística urbana para a rede de supermercados Carrefour. A previsão é que o veículo rode até 5 mil quilômetros em um mês. De acordo com a Coopercarga, cada viagem levará aproximadamente 800 kg em produtos, realizando dois ciclos de viagens em dias úteis. Ao todo serão transportados 35 mil kg de produtos por mês.
“O novo TM é um produto que já nasce preparado para uso do GNV e tem um relevante diferencial, que é a sua motorização de 1.5 e com essa capacidade de carga útil de 1.788 kg, expressiva para uma camionete e uma grande novidade no mercado brasileiro”, enfatiza o diretor de vendas, marketing e rede de concessionárias da Foton, Ricardo Mendonça de Barros.
A primeira unidade será operada pela Ecomoby, transportadora especializada na utilização de combustíveis alternativos, em parceria com a Coopercarga. A Convergas, empresa responsável pela tecnologia do kit GNV, instalou no veículo um módulo de controle de ignição para assegurar a disponibilidade de potência do motor. O peso total do equipamento é de aproximadamente 170 kg.
“Para armazenar o GNV o sistema é composto por dois cilindros de 60 litros hidráulicos cada, totalizando uma capacidade de 30 metros cúbicos. Com isso a autonomia do veículo só com GNV pode chegar a 280 quilômetros”, explica o diretor da Ecomoby, André Bermudo.