Óleos de eixo e transmissões
Para avaliar como uma variedade de óleos reage às condições do mundo real, a Lubrizol realizou um teste de campo em uma frota de ônibus do Rio de Janeiro, com cinco tipos de lubrificantes para eixos diferenciais comumente encontrados no mercado.
A ideia foi avaliar tecnologias em condições desafiadoras, lidando com altas temperaturas, proteção de componentes e os efeitos do uso severo contínuo.
Teste de campo testa óleos de eixo e transmissões
Parâmetros de Avaliação;
Todos os produtos foram formulados com óleo mineral, na viscosidade SAE 80W-90, sendo divididos em 5 níveis de desempenho:
- API GL-5 de baixo custo: baixa tecnologia de desempenho;
- API GL-5 padrão: utilizado pela maioria das frotas no mercado;
- Lubrificante TDL, ou Total Driveline: fluido multiuso para caixas de câmbio e eixos;
- Lubrificante Termoestável SAE J2360: atende aos requisitos de alta temperatura de eixos e transmissões;
- Lubrificante dedicado a eixo MB 235.20: projetado para ser usado apenas como óleo de eixo aplicado a veículos comerciais.
Assista ao vídeo e veja o resultado do teste