Plano de Demissão Voluntária
A General Motors abriu um Plano de Demissão Voluntária em sua fábrica de São Caetano do Sul (SP). O PDV teve início na quarta-feira, 28, e vai somente até a sexta, 30. De acordo com informações obtidas no sindicato dos metalúrgicos da cidade, o PDV pretende atingir a área de engenharia de produto. A intenção seria obter a adesão de cerca de 100 pessoas.
Questionada a respeito, a General Motors informa apenas que o PDV seria voltado “para algumas áreas funcionais alocadas em São Caetano do Sul com o objetivo de ajustar a estrutura às necessidades do negócio”.
A GM produz atualmente em São Caetano o Onix Joy (versão mais acessível), a minivan Spin, o sedã Cobalt e a picape Montada. Estes dois últimos têm vendas médias mensais pouco acima de mil unidades.
No entanto, a direção do Sindicado dos Metalúrgicos afirma que não há plano de abertura de PDV na área de produção de automóveis.
Termina o estado de greve em São José dos Campos
Depois de os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos (SP) entrarem em estado de greve na manhã de quinta-feira, 29, a direção da montadora reviu a sua posição e decidiu cumprir o acordo negociado com o sindicato local dos metalúrgicos em fevereiro deste ano.
Segundo a entidade, os trabalhadores entraram em estado de greve porque a empresa pretendia descontar os impostos sobre um abono de R$ 2,5 mil a ser pago na sexta-feira, 30. Durante a negociação no início do ano, a GM havia se comprometido a pagar o abono sem deduções, mas pretendia descumprir o acordo e já havia programado os descontos referentes ao INSS e ao Imposto de Renda.