Guia de Sustentabilidade reconhece Actros 2546

475

Programa de Logística Verde BrasilPrograma de Logística Verde Brasil

Uma parceria da Mercedes-Benz com o Grupo HEINEKEN e a Dinon Transportes, em prol da redução de emissões e sustentabilidade ambiental, acaba de ganhar o importante reconhecimento do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB). Dessa forma, os resultados foram destaque no Guia de Excelência em Sustentabilidade – Boas Práticas para o Transporte de Cargas, lançado ontem na cidade de São Paulo.

O PLVB é uma iniciativa estratégica de um grupo de empresas privadas que reflete o compromisso com a responsabilidade socioambiental.

De acordo com Camilo Adas, gerente sênior de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz do Brasil, o tema é muito importante. “A melhoria da qualidade do ar e a sustentabilidade ambiental são temas evidentemente importantes no País. O aquecimento global e as mudanças climáticas estão aí para nos alertar que é preciso fazer alguma coisa. Portanto, é preciso rever e aprimorar legislações, tomar medidas efetivas e promover a conscientização coletiva mundial. Afinal, todos podem participar desse esforço conjunto em prol do meio ambiente e da nossa saúde e segurança”.

Com base nesse contexto, as empresas se juntaram em torno de uma ação voltada à redução de emissões de CO2 no transporte de cerveja. Além da redução de custos operacionais.

Índices de redução foram atingidos na logística de transporte de cerveja

Os equipamentos utilizados para o transporte de cerveja envolveram cavalos mecânicos Actros 2546 6×2. Além do semirreboques sider de 3 eixos distanciados, com 15 metros de comprimento.

Esse case de boa prática consiste na utilização de veículo com sistema de propulsão convencional. Com parâmetros de software customizados no módulo de Powertrain (motor e transmissão) e acessórios aerodinâmicos. Além do sistema de gestão de frota Fleetboard da Mercedes-Benz e treinamento completo do motorista sobre Eco Driving e Road Safety.

Diante dos resultados obtidos, foi possível observar os benefícios na redução de emissão de CO2, a partir da parceria. Contudo, ainda há boas possibilidades de melhoria com base nos índices apresentados no sistema de gestão de frota Fleetboard. Entretanto, é importante ressaltar o case como um pontapé inicial no combate às emissões.