Nissan Leaf
Anunciado para o Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, o Nissan Leaf finalmente está oficialmente no país. A fabricante japonesa recebeu as primeiras unidades do veículo, que serão entregues aos consumidores que participaram da pré-venda do hatch. Com a promessa de rodar 240 km, o primeiro veículo 100% elétrico da marca tem preço inicial de R$ 195.000. As vendas já foram iniciadas, começando por capitais como Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Brasília.
Durante a apresentação em novembro, a fabricante já havia dito que o Nissan Leaf chegaria ao país somente na metade de 2019. Na época, a data marcada era junho, mas o problema para conseguir o CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito) causado após a troca de governo acabou atrasando o cronograma. Além disso, o veículo vem da fábrica em Sutherland (Inglaterra), que atende o resto da Europa, então o Brasil dependia de uma lacuna na produção para conseguir as primeiras unidades.
Em sua segunda geração, o Leaf manteve o motor elétrico de 149 cv e 32,6 kgfm, trabalhando com um câmbio CVT especial para o veículo. Uma das novidades foi a autonomia maior, passando dos 172 km da versão 2016 para os atuais 240 km – ainda existe uma variante com capacidade para 363 km, lançada em janeiro no resto do mundo.
Utiliza um conjunto de baterias de 40 kWh que leva 0 minutos para recuperar 80% das baterias em uma estação de recarga rápida de 50 kW. A fabricante instalou pontos gratuitos nas seguintes concessionárias: Carrera Acelera (Avenida Brasil 1506, São Paulo/SP), Fuji (Avenida Sumaré, 241, São Paulo/SP), San Diego Barra (Avenida das Américas, 7250 Rio de Janeiro/RJ), Iesa Porto Alegre (Avenida Wenceslau Escobar, 1204, Porto Alegre/RS) e Barigui Parque (Rua Padre Agostinho, 3081, Curitiba/PR). Além, disso, por usar um plug no padrão CHAdeMO, também pode aproveitar outros postos, como do corredor elétrico da EDP ligando São Paulo e Rio de Janeiro pela Rodovia Presidente Dutra.
Caso não queira recorrer a posto público, o motorista poderá usar Wallbox de 6,6 kW em casa, que leva 8 horas para levar as baterias a 100%. A instalação deste Wallbox está incluso no preço do veículo. Em caso de emergência, o carro vem com um cabo para tomadas aterradas, porém muito mais lento: são até 20 horas para alcançar os 100% de carga.
Já aceleramos o Nissan Leaf no Japão e, em breve, você poderá conferir nossas impressões do modelo também no Brasil. Fique ligado!