Grupo Traton
A operação da Volkswangen Caminhões e Ônibus lidera a participação de vendas do Grupo Traton, com 39% dos veículos negociados globalmente. A fatia se mostra ainda mais relevante quando colocada diante dos 32% que a corporação tem na Europa. O presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes, no entanto, quer mais. Persegue meta de aumento de volumes, como foi apontado durante o Automotive Business Experience, ABX19, realizado segunda-feira, 27, no São Paulo Expo.
“Nosso objetivo é aumentar a importância da operação da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Grupo Traton. A estratégia de crescimento se alinha com a que se atribui a cada uma das marcas, de fazer mais e melhor”, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. |
Por mais e melhor, Cortes revela que tem pela frente fatores a contar e planos determinados. Uma das chaves para o crescimento nos volumes de vendas, por exemplo, está na continuidade da recuperação do mercado de caminhões. “As vendas atuais não estão nem perto do potencial como sabemos”, diz Cortes para justificar suas expectativas.
Depois, por uma segunda frente de ação, a fabricante reforça estratégia de internacionalização. “Aprendemos que devemos depender menos de um único mercado. Já atuamos em 30 países, mas ainda há oportunidades de crescimento de participação da Volkswagen Caminhões e Ônibus na América do Sul, México, África e Oriente Médio”, revela o executivo.
Expansão de porfólio de produtos e de serviços empacotam a estratégia da marca para obter mais desempenho. No caso de veículos, Cortes revela interesse em particular nos extrapesados, categoria na qual a marca tem menos representação, e no que diz respeito a serviços adianta o lançamento da plataforma RIO para os próximos meses.