A Organização Japonesa de Padrões Automotivos – JASO está se preparando para adotar, no próximo mês, uma nova especificação para os óleos para motores de carro de passageiros 0W-12, 0W-8 e GLV-1, com planos de lançá-la no mercado em outubro.
“As especificações foram concluídas e haverá um período de espera de meio ano [a partir de abril] e a implementação começará em outubro”, disse Yamamori Kazuo, da Toyota Motor Corp., ao Lube Report.
“Planejamos ter a aprovação final dentro da JASO na próxima semana”, acrescentou ele.
Um representante da Nissan Motor Co. discutiu o GLV-1, também conhecido como JASO ULV, em uma conferência do setor em Londres no mês passado.
Nova especificação japonesa para óleos de motor
As montadoras japonesas deram o passo raro de desenvolver uma especificação japonesa de óleo de motor para automóveis de passageiros, por causa de uma desconexão com as montadoras norte-americanas quanto à viscosidade do óleo.
Os fabricantes de equipamentos originais japoneses normalmente desenvolvem seus próprios padrões para óleos de motor usados em caminhões de serviço pesado e motocicletas, mas fazem parceria com os congêneres norte-americanos para desenvolver as especificações para o International Lubricant Standardization and Advisory Committee – ILSAC e o API, para óleos de carro de passeio.
As montadoras japonesas, no entanto, têm sido pioneiras no uso de óleos de ultra baixa viscosidade e agora recomendam o uso de óleos SAE 0W-12 e SAE 0W-8 para alguns modelos. O GF-6, a corrente de especificação em desenvolvimento pelo ILSAC e que deve ser introduzido em 2020, não cobre esses graus de viscosidade.
“O óleo de motor de baixa viscosidade é um item importante para a economia de combustível e, até agora, não havia especificações para óleos de viscosidade abaixo de 0W-16”, disse Yamamori, explicando que as OEMs japonesas estão pressionando os limites de viscosidade como parte de seus esforços para atender às rígidas regulamentações em emissões veiculares de dióxido de carbono. “Além disso, houve um forte pedido de fabricantes de automóveis japoneses para desenvolver especificações para 0W-8 e 0W-12.”
O GLV-1 inclui três testes de desempenho:
- JASO M364: 2019 Óleos para motores a gasolina para automóveis;
- JASO M365: 2019 Óleos para motores a gasolina para automóveis – Procedimento de teste de economia de combustível – Motoring Fuel Economy;
- JASO M366: 2019 Óleos para motores a gasolina automotivos – Procedimento de teste de economia de combustível – Firing Fuel Economy.
“Para economia de combustível, o Teste Nissan MR20DD (motoring test) ou o Teste Toyota 2ZR-FXE (firing test) serão usados”, disse ele. A nova especificação define um limite máximo para a volatilidade Noack de 15%, mas não estabelece nenhum requisito para o índice de viscosidade.
“Esta é uma nova especificação da JASO, por isso é uma especificação japonesa, mas se os fabricantes automotivos introduzirem veículos usando lubrificantes 0W-8 globalmente, a especificação GLV-1 para óleos de motor é necessária”, acrescentou Yamamori. “No futuro, também planejamos investigar as especificações do ILSAC, começando com o GF-7.”