Realidade Aumentada em Serviços Pós-Venda

Companhia começa a rodar piloto em 10 concessionárias, com plano de expansão para toda a rede em 2020

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 Realidade Aumentada

Realidade Aumentada

Na onda da digitalização das operações, a Ford começa a rodar em sua rede de concessionárias um projeto piloto que usa óculos de realidade aumentada para ajudar no diagnóstico e execução de serviços de reparo dos carros. A tecnologia entra em teste em 10 revendas da marca e, a partir de 2020, deve ganhar escala e ser adotada por toda a rede de distribuição da companhia.

Ao receber o carro para manutenção, o mecânico responsável usa as ferramentas tradicionais de diagnóstico eletrônico. Caso tenha alguma dúvida no processo, ele pode lançar mão de um óculos de realidade aumentada, uma versão do Google Glass. Por meio do dispositivo, o especialista faz contato com uma equipe de atendimento na montadora.

Na central, os técnicos da companhia terão acesso às imagens captadas pelo óculos e poderão checar o que há de errado no carro e enviar de volta as instruções para o conserto. Os gráficos e explicações são projetados pelo óculos diante do mecânico, que só precisa seguir as instruções para concluir o reparo.

Mais eficiência para o reparo

Segundo Joaquim Pereira, diretor de serviço ao cliente da Ford América do Sul, é a primeira vez que a tecnologia é usada em aplicação do gênero na América Latina.

Há algumas décadas os carros não tinham nenhum módulo eletrônico. Hoje há modelos, como o Edge ST, que têm mais de 30 centrais. Tudo está mais complexo. Com a solução de realidade aumentada podemos aumentar a eficiência do diagnóstico e diminuir o tempo de reparo do carro.Joaquim Pereira, diretor de serviço ao cliente da Ford América do Sul

Na etapa de testes da solução a companhia vai coletar dados e entender os pontos sensíveis para fortalecer a iniciativa antes de estrear a operação em grande escala. Apesar de não impactar diretamente o consumidor final, a Ford defende que o novo sistema tende a melhorar a experiência dos clientes no pós-venda da rede Ford, já que os serviços deverão ser efetuados mais rápido.

Ford na Campus Party

A nova solução da companhia foi apresentada na abertura da Campus Party 2019, no dia 12 de fevereiro. Há sete anos a fabricante de carros participa do evento focado em cultura maker, empreendedorismo e tecnologia. Esta edição, que vai até 17 de fevereiro, em São Paulo, e deve receber 130 mil visitantes e oferecer mil horas de conteúdo, segundo a organização.