Volkswagen e Ford confirmaram a aliança que vêm negociando desde junho passado para desenvolvimento e produção de veículos comerciais leves. As duas companhias anunciaram os primeiros resultados da negociação, que inicialmente envolve projetos compartilhados de picapes médias globalmente e vans na Europa.
O primeiro fruto da parceria
O primeiro fruto dessa cooperação está previsto para tomar corpo em 2022, com o lançamento de uma picape média global, possivelmente uma mistura da Ford Ranger e da VW Amarok, ambas fabricadas também na Argentina pelas duas montadoras.
O primeiro anúncio concreto da parceria foi feito na terça-feira, 15, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, pelos CEOs das duas companhias, Jim Hackett da Ford e Herbert Diess do Grupo Volkswagen. Segundo eles, a intenção da aliança é gerar ganhos de escala e eficiência de custos, que a partir de 2023 devem render um melhor resultado operacional anual antes dos impostos. Serão compartilhados investimentos em arquiteturas de diferentes veículos, com aproveitamento de capacidades de manufatura de ambas as empresas. Conforme já adiantado em junho, a aliança não envolve troca de ações entre as duas empresas.
“Volkswagen e Ford vão combinar seus recursos, capacidade de inovação e posições de mercado complementares para melhor atender milhões de consumidores ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, a aliança servirá como pilar para a nossa meta de aumento da competitividade”, afirmou Diess, da VW. |
Após o desenvolvimento da picape média, a sequência de projetos conjuntos prevê o lançamento de vans na Europa. Para ambas as marcas, a Ford pretende projetar e construir vans maiores para os consumidores europeus, enquanto a Volkswagen vai desenvolver e construir uma van urbana.
Para se ter ideia dos volumes que a aliança poderá alcançar, em 2018 as duas marcas somadas venderam globalmente 1,2 milhão de veículos comerciais leves, incluindo a picape Ranger e a família de vans Transit da Ford, bem como a Amarok e as linhas Transporter e Caddy da Volkswagen. As duas empresas apostam no crescimento global desse segmento de mercado.
“Ao longo do tempo, essa aliança vai trazer eficiências importantes e ajudar ambas as empresas a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade”, acrescentou Hackett, da Ford. |
Volkswagem e Ford estudam futuros projetos
Nesse sentido, Volkswagen e Ford assinaram um memorando de intenções para estudar colaborações futuras em projetos de veículos autônomos, elétricos e serviços de mobilidade. As empresas não descartam outros programas conjuntos, informando que seus times continuarão a trabalhar em avanços da parceria nos próximos meses. A aliança será dirigida por um comitê conjunto liderado por Hackett e Diess, incluido executivos das duas companhias.
Durante todo o segundo semestre do ano passado, após o anúncio das negociações, especulou-se que o primeiro produto projetado pelas duas fabricantes seria justamente uma picape média. Embora não tenham sido divulgadas mais informações sobre o veículo prometido para 2022, as apostas vão de encontro à uma simbiose entre VW Amarok e Ford Ranger.
Uma possível volta da Autolatina
Ainda sem confirmação, é bastante provável a produção também na Argentina, único lugar do mundo onde as duas montadoras já produzem ambas as picapes em General Pacheco, subúrbio da capital Buenos Aires, em fábricas separadas por apenas um muro. O curioso é que esse arranjo é legado de outra associação específica entre as duas companhias no Brasil e na Argentina, de 1987 a 1996, quando foi formada a Autolatina que compartilhava produtos e linhas de produção das duas.
A Ford está no país desde o início do século 20 e dividiu a planta de Pacheco com a Volkswagen no período da Autolatina, que quando terminou deixou à VW sua atual fábrica argentina, construída em parte do terreno que já foi da Ford.
Hoje ambas operam no local com ociosidade. A marca alemã produz lá a Amarok em linha inaugurada no fim de 2009, a maioria exportada para o Brasil, e a perua Suran (SpaceFox no mercado brasileiro) já em fim de vida, enquanto investe na unidade para fazer o novo SUV médio-compacto Tarek e possivelmente a picape de mesmo porte Tarok. Já a americana faz em Pacheco a picape média Ranger e o Focus sedã e hatch, sem perspectivas anunciadas de renovação da família. Pode ser, portanto, que a produção da nova picape média da aliança seja feita no lado Ford do muro.