FCA conclui venda de Magneti Marelli por € 6,2 bilhões

Fusão com a Calsonic Kansei tornará a empresa uma das maiores fornecedoras automotivas independentes do mundo 

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Grupo FCA
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O Grupo FCA anuncia a conclusão da venda de sua divisão fornecedora de autopeças Magneti Marellipelo aceite de € 6,2 bilhões (US$ 7,1 bilhões) à Calsonic Kansei (CK), fabricante japonesa que pertence à KKR e com quem a montadora iniciou as negociações há alguns meses, ainda sob o comando de Sergio Marchionne. Em comunicado divulgado na segunda-feira, 22, o grupo informa que a transação, que ainda será submetida a aprovações e provavelmente concluída até o primeiro semestre de 2019, tornará a Marelli uma das dez maiores fornecedoras independentes de autopeças do mundo, com uma receita de € 15,2 bilhões em 2017. A empresa é especializada em iluminação automotiva, componentes de powertrain e eletrônica de alta tecnologia. Por sua vez, a Calsonic Kansei atua nas linhas de componentes térmicos, sistemas de exaustão, interiores e eletrônicos.

Ainda por meio de nota, a FCA disse que manterá um acordo de fornecimento de longo prazo com a Marelli, que manterá sua presença na Itália e seus empregos.

O CEO da Calsonic Kansei, Beda Bolzenius, vai liderar a nova empresa derivada da fusão, que será baseada no Japão, enquanto o CEO atual da Marelli, Ermanno Ferrari, entrará para o conselho da nova companhia. Após aprovações obrigatórias e de acionistas, ela será denominada Magneti Marelli CK Holdings.

“A transação reconhece todo o valor estratégico da Magneti Marelli e é outro passo importante em nosso foco incansável na criação de valor”, disse o CEO do Grupo FCA, Mike Manley, em comunicado.

A empresa continuará com os cerca de duzentos centros de pesquisa e desenvolvimento que mantém na Europa, Ásia, América e no Japão, mantendo as sedes operacionais da Marelli em Corbetta, Milão (Itália), e da Kansei em Saitama, Japão.

Sobre o acordo, fontes familiarizadas com os termos disseram à agência de notícias Bloomberg que a FCA manterá sob sua responsabilidade a divisão de plásticos da Marelli, que é basicamente um negócio cativo e que gerou cerca de € 700 milhões em receita no ano passado.