Scania aposta nos caminhões híbridos. A Scania reforçará no próximo Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, o IAA, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro, suas capacidades em atender ao transporte de carga de maneira sustentável, na busca por menor dependência de combustíveis fósseis. O evento servirá para a fabricante lançar versões de caminhão híbrido e híbrido plug-in, que combinam motor a combustão e a tecnologia elétrica.
Scania aposta nos caminhões híbridos
Baseado na nova geração de caminhões Scania, as versões se mostram como solução versátil para as entregas em centros urbanos que adotam zonas de restrição de circulação cada vez mais severas. Os caminhões combinam o motor de 9 litros de 5 cilindros movido a diesel ou HVO, de Hydrotreated Vegetabel Oil, mais conhecido como o biodiesel hidrogenado, com motor elétrico de 130 kW, equivalente a 177 cv, e torque de 107 kgfm.
Segundo a marca, os caminhões poderão ser conduzidos em modo totalmente elétrico sem qualquer auxílio do motor a combustão, graças a dispositivos elétricos que se encarregam do abastecimento no circuito de ar para direção e freio.
Economia operacional total
“Os híbridos são o estado da arte em termos de economia operacional total, disponibilidade e sustentabilidade das operações de caminhões urbanos de hoje”, acredita Maria Johansson, diretora de produto da fabricante. “Combinado com HVO, o veículo trará reduções de CO2 de até 92%, ao mesmo tempo em que oferece produtividade nas áreas urbanas em constante expansão, nas quais os operadores de caminhões estão enfrentando desafios como questões de segurança, demandas ambientais e ruas congestionadas.”
Na companhia das versões híbridas, a Scania também mostrará novo serviço Scania Zone, ferramenta baseada na conectividade que permite ajuste do veículo, como velocidade, emissões e ruído, de acordo com as regulamentações locais nas quais o caminhão está operando.
A Scania adianta que as encomendas para o modelo híbrido estarão abertas em novembro de 2018 e, posteriormente, o híbrido plug-in, em 2019. (Estradão)