A crescente demanda chinesa por gás natural liquefeito não-contratual (GNL) mudará a paisagem nos próximos anos, influenciando o mercado global, os preços do GNL, os acordos internacionais de fornecimento de GNL e a indústria doméstica de gás da China.
Em 2017, a China tornou-se o maior impulsionador do crescimento do consumo global de GNL e o segundo maior importador de GNL do mundo, perdendo apenas para o Japão.
De acordo com a Global Platts Analysis da Standard & Poor’s, a demanda chinesa de GNL deve dobrar até 2023, atingindo 68 milhões de toneladas por ano. Até 2030, espera-se que a demanda de GNL da China supere a do Japão, tornando a China o maior consumidor de GNL do mundo.
A promoção da política de “carvão para gás” na indústria de energia da China, o crescimento do PIB e a recuperação industrial estão levando o consumo de gás do país a um recorde histórico.
Limitada pela produção doméstica e pela capacidade de importar gás via oleodutos, a demanda da China por GNL se tornará mais urgente para compensar a lacuna entre oferta e demanda. Este é especialmente o caso nas áreas costeiras do leste da China, que são densamente povoadas e distantes dos campos de gás natural ou oleodutos.
As importações de GNL contratadas da China ficarão aquém da demanda esperada do país pelos próximos cinco anos. Até 2023, mais de um quarto da procura de GNL no mercado chinês não terá sido implementado através da assinatura de contratos de importação, pelo que é provável que aumente a procura local de GNL, pelo que a procura terá de ser satisfeita através do mercado spot.
O mercado spot de GNL é favorecido
A crescente dependência da China em compras spot de GNL está fazendo o país desempenhar um papel cada vez mais importante na arena internacional e está influenciando profundamente o mercado global de GNL e os preços.
A capacidade da China de resolver o gargalo da produção de GNL causada por uma incapacidade de atender à demanda interna de gás e sua capacidade de lidar com as limitações do transporte de gás por gasodutos durante a alta temporada para aquecimento e consumo de gás no inverno influenciará muito as flutuações sazonais de preços globais de GNL.
Do ponto de vista do mercado interno, os volumes de importação do mercado spot sem contratos fixos aumentaram, apesar de os contratos com prazo determinado serem mais vantajosos. Isso terá um impacto maior no preço spot.
Devido à subida da procura no mercado spot e ao aumento do número de profissionais que participam activamente no mercado à vista, a concorrência para o comércio de GNL no mercado a jusante também se intensificará.
Mais empresas chinesas estão correndo para entrar no mercado de negociação de GNL, impulsionado pelo crescimento da demanda interna de consumo, e as oportunidades de negociação decorrentes da diferença entre o preço de mercado à vista de GNL eo preço central regulado ou o preço do contrato de GNL ligado ao petróleo.
Esses agentes de mercado independentes chineses também assinaram um grande número de contratos de importação de GNL no passado. Em 2017, os volumes totais de importação através de contratos de longo prazo de empresas / importadores não estatais da China atingiram 500.000 toneladas, representando 1,3% das importações de GNL por empresas nacionais. Esse número saltará para 4,42 milhões de toneladas em 2020, respondendo por 10% desses tipos de importações.
Como as empresas estatais de GNL relutam em abrir seus terminais de gás para terceiros, alguns importadores independentes chineses preferem construir suas próprias redes de oleoduto de GNL, apesar das despesas de capital, impostos e processos de aprovação incômodos na China para fazê-lo.
À medida que a concorrência se intensifica, as chamadas domésticas para a liberalização do setor de gás estão crescendo. Políticas relevantes logo se desenvolverão e a flexibilidade dos acordos internacionais de suprimento aumentará. Esta é uma oportunidade e um desafio para os participantes globais do mercado de GNL.
Políticas domésticas e contratos rígidos de GNL sob pressão na China
No contexto da demanda por gás em expansão, as gigantes estatais de gás natural são cada vez mais pressionadas pelo governo para abrir terminais de gás e infraestrutura de oleoduto, a fim de aumentar a segurança do fornecimento e a relação custo-benefício para os usuários finais. Em 2017, a taxa de utilização dos terminais de GNL da China foi de 65%.
À medida que aumenta a proporção de GNL no fornecimento de gás da China, há uma necessidade urgente de introduzir um sistema de preços local que reflita melhor os fundamentos do mercado de GNL.
Isso inevitavelmente terá um impacto no modelo de oferta tradicional, que é baseado em contratos de longo prazo e no princípio “take or pay”. Como o preço do GNL em contratos de longo prazo está vinculado a outras commodities a granel, esse sistema de preços pode resultar em uma lacuna entre o preço do contrato no momento da assinatura e o preço de mercado no momento da entrega.
Num mercado com supervisão e monopólio rigorosos, o risco de uma diferença de preço entre o preço do contrato de longo prazo e o preço de mercado ainda é controlável. No entanto, em um mercado em que a concorrência downstream está se tornando mais acirrada, e os fundamentos e preços do mercado spot internacional estão se tornando significativos, os riscos de diferenças de preço aumentarão.
Esse fenômeno na China está desafiando gradualmente o modelo de oferta tradicional de GNL global, e o mercado prefere um modelo de contrato de preços independente, que é de curto prazo, flexível e de pequenas quantias, não vinculado a outras commodities a granel relacionadas.