Os consumidores ávidos por carros elétricos já podem comemorar. Nos últimos meses, as montadoras vêm negociando com produtores de energia e governos para aumentar a cadeia para abastecer esse tipo de veículo. Devido ao avanço das conversas, muitas já se movimentam nos bastidores para ampliar o mercado. Entre elas está a Nissan, que pretende ter já no primeiro trimestre o Leaf, o elétrico mais vendido do planeta.
Leaf
Segundo Marco Silva, presidente no Brasil da montadora, o elétrico, que já vendeu mais de 300 mil unidades em todo o planeta, deverá estar presente no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, e disponível ao consumidor a partir do primeiro trimestre de 2019.
“Vamos colocar o Leaf já no Salão do Automóvel de São Paulo. A ideia é que ele chegue no mercado já no primeiro trimestre de 2019. Só dependemos da restrição da capacidade de produção no mundo devido à demanda. O certo é que não temos escala para produzir no Brasil. O que virá para cá possivelmente virá importado dos Estados Unidos”, explicou o presidente da companhia logo após o lançamento da fábrica da Nissan em Córdoba, na Argentina.
Otimismo
Marco, inclusive, vê com otimismo o futuro do mercado, inclusive a demanda para fornecimento de energia para o veículo.
“Temos uma grande demanda (por veículos elétricos). E uma coisa é certa: a infraestrutura virá. É ovo e a galinha. Ou você coloca a infraestrutura e terá o carro elétrico, ou coloca o carro e vem a infraestrutura. Temos negociado com governos, produtores de energia e é certo que vem”, completou Marco Silva.
A Nissan não comenta preços, mas o Leaf deve custar por volta de R$ 200 mil aos consumidores. Há a perspectiva de que esse veículo consiga ter o valor um pouco mais em conta, desde que tenha-se incentivos fiscais, benefícios que são comuns aos elétricos em outros países. (O Tempo)