Anfavea acompanha rumo da MP no Congresso

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A Anfavea está acompanhando de perto os debates referentes às 81 emendas propostas por deputados federais na medida provisória que institui o programa Rota 2030. Seu presidente, Antonio Megale, diz já ter feito contatos com deputados para esclarecer dúvidas e defender alguns pontos do texto original da medida.

Anfavea acompanha rumo da MP no Congresso
Anfavea acompanha rumo da MP no Congresso

“Tem uma proposta que amplia os incentivos para investimentos em pesquisa e desenvolvimento e tem outra que simplesmente acaba com eles”, comenta Megale.

Anfavea

No caso dessa segunda emenda, o presidente da Anfavea procurou o deputado para saber o motivo da proposta. “O argumento era que não haveria repasse do benefício para o preço final do carro. Explicamos que não é uma redução do imposto do automóvel, mas sim incentivos à P&D. Acho que deu para esclarecer”.

Megale diz que apesar de haver dezenas de emendas, no geral ele não viu grandes problemas. O papel da Anfavea, segundo ele, é o de acompanhar as para procurar esclarecer pontos que gerem algum tipo de dúvida. “Estamos tendo boa receptividade em nossos contatos”.

Sobre a emenda do deputado Armando Monteiro (PTB-PE), que propõe a prorrogação do regime automotivo especial para o Nordeste de 2020 para 2025, o presidente da Anfavea diz que a entidade não vai interceder nesse caso.

“É um programa legítimo que faz parte do processo de descentralização da indústria. Como abrange apenas duas fabricantes e não o setor como um todo, não cabe à Anfavea discutir o assunto. Não podemos opinar”.

O Congresso tem até o dia 16 de novembro para aprovar a MP que institui o programa Rota 2030. Pelo projeto, a indústria terá restituição de R$ 1,20 para cada R$ 10 aplicados em P&D. No total, os incentivos devem somar R$ 1,5 bilhão, mas para ter direito a eles as montadoras precisam comprovar ter lucro no País. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)