Queda do consumo de energia durante dia de jogo do Brasil chegou a 25 gwh

144

Hoje (2), a Seleção Brasileira começa sua caminhada na fase de mata-mata na Copa do Mundo 2018. Em dias de jogos do Brasil, o consumo de energia elétrica é totalmente atípico, como aconteceu na última quarta-feira (27), durante a partida contra a Sérvia.

Queda no consumo de energia se deve a liberações

Segundo os técnicos da Itaipu Binacional, como muitas empresas liberaram seus empregados para assistir às partidas em casa, o consumo de energia é menor se comparado ao de uma quarta-feira comum – ao longo de todo o primeiro tempo foi 8.855 MW inferior e, durante o segundo tempo, ficou 11.203 MW menor. Ao todo, a economia de eletricidade chegou a 25.000 MWh, o mesmo que o consumo de Curitiba por 50 horas.

Queda do consumo de energia durante dia de jogo da seleção brasileira chegou a 25 gwh
Queda do consumo de energia durante dia de jogo da seleção brasileira chegou a 25 gwh

No total, a primeira fase da competição realizada na Rússia gerou uma economia de energia de 52.500 MWh em todo o País. Na primeira partida da seleção, contra a Suíça, a economia foi de 7.500 MWh (o equivalente ao consumo de uma cidade como Curitiba por 15 horas), já que foi realizada em um domingo (17). Contra a Costa Rica, com jogo na sexta-feira (22), a economia foi de 20.000 MWh, ou o mesmo que uma Curitiba por 40 horas.

A Usina de Itaipu detalhou ainda a oscilação que ocorre durante os jogos. No intervalo do jogo contra a Sérvia, o consumo de energia elétrica subiu 2.102 MW em apenas 15 minutos. Isso acontece, em linhas gerais, porque as pessoas se levantam do sofá e, entre outras coisas, vão até a geladeira buscar algo para comer ou beber e usam eletrodomésticos, como micro-ondas.