Quando pensamos na experiência de compra no ponto de vendas, em primeiro lugar, nos vem em mente uma imagem simples e prática.
Ponto de vendas
O consumidor entra na loja, pega ou pede o que quer, paga e vai embora. Sim, isso acontece. Mas no meio do caminho acontecem muitas outras coisas que tornam uma experiência de compra num pdv, uma oportunidade de proporcionar ao seu consumidor sensações subliminares, que vão fazer com que ele tenha uma experiência memorável e que queira voltar à sua loja.
Quando falamos de sensações subliminares, falamos de sensações que são aguçadas pelos 5 sentidos. Ou seja, temos a oportunidade de impactar o nosso consumidor de várias maneiras diferentes.
Sentir é importante
Vivemos num mundo cada dia mais visual. Portanto recebemos muitas informações deste tipo ao mesmo tempo e fica cada vez mais difícil conseguir a atenção do consumidor. Se as mensagens visuais no seu pdv não forem adequadas, você estará perdendo uma oportunidade de venda. As mensagens precisam ser claras e bastante eficazes. Afinal, temos muito pouco tempo para conquistar o consumidor neste intervalo de tempo entre a hora que ele entra e sai da loja.
Outro sentido importante é a audição. Precisa ser confortável. Já reparou quando às vezes ficamos inquietos e com vontade de sair de ambientes, sem talvez nem nos darmos conta do motivo? Portanto, a música que toca na loja, o ruído dos equipamentos, tudo isso contribui para uma experiência positiva ou não.
O cheiro é fundamental num local, especialmente onde se vende comida. O olfato está relacionado ao paladar e às emoções. O aroma de um alimento aprazível estimula não só o olfato e o paladar, como também o relaciona com boas lembranças, inclusive liberando uma maior quantidade de saliva. A temperatura ambiente também é um fator que contribui para uma experiência agradável.
Enfim, são numerosos fatores que podem gerar no seu consumidor uma boa experiência na sua loja. Neste mercado, cada vez mais competitivo, onde as margens de lucro vêm baixando e a necessidade de se diferenciar da concorrência se torna cada vez mais urgente, precisamos aproveitar cada oportunidade para impressionar positivamente nossos consumidores.