A Harley-Davidson revelou planos para sua nova estratégia global para os próximos cinco anos e entre as grandes novidades está a novíssima Streetfighter 975, uma naked que foge bastante do visual clássico da marca.
Na verdade, o visual do protótipo apresentado mostra que ela tem muito em comum com outros modelos que já vemos no mercado como a Ducati Monster, dando indícios de qual nicho a fabricante tentará abocanhar uma fatia.
Dentre os planos da Harley-Davidson ainda estão uma motocicleta totalmente inesperada, a aventureira/Big-trail Pan America que virá equipada com o novo motor de 1250 cilindradas, além de uma versão Custom com o mesmo motor e a sua primeira moto elétrica, LiveWire, prometida já para o ano que vem.
Novidades Harley-Davidson para 2020
A Harley-Davidson anunciou que até 2020 chegará sua nova plataforma de peso médio que usarão dois motores totalmente novos. Um será de 500 e 750 cc e o outro será de 975 e 1.250 cilindradas.
Esses motores serão todos refrigerados a líquido, 60 graus V-Twin com duplo comando no cabeçote. E estarão equipados nas novas motos da fabricante que são de várias categorias diferentes, desde as já conhecidas Customs, bem com modelos aventureiros e Nakeds.
Entre todos esses lançamentos está a Streetfighter 975 equipando, claro, o motor de 975 cc. Vendo as imagens podemos observar que ela promete ser uma motocicleta genuinamente esportiva. Bem diferente do que estamos acostumados a ver pela H-D.
Harley-Davidson Streetfighter 975
No visual, a nova Streetfighter 975 acaba nem sendo a mais original das novidades apresentada pela Harley-Davidson se comparada com a ousada aventureira Pan America, mas ainda assim é um modelo que merece atenção.
O seu design é musculoso, possui linhas bem modernas e sem excesso algum de carenagens, deixando o motor V-Twin a mostra para confirmar que sua categoria é a de motos Nakeds/Roadsters.
Uma coisa ficou clara aqui, salvo que seu estilo é muito mais futurista, o modelo é bem parecido com a Ducati Monster, basta observar a disposição do farol, saídas de escapamento do motor e até nas suas rodas.
Motor
O motor V-Twin da Steetfighter será o mesmo da Pan America 1250, segundo informações. O que muda é cilindrada, sendo de 975 cc para a Naked.
Esse propulsor conta com refrigeração líquida, além de grandes cabeçotes de comando duplo que irão ajudar a fornecer a potência e o desempenho necessários para que ela possa competir no segmento.
O escapamento tem design exclusivo em sua saída, remetendo a mistura do moderno e musculoso.
Na parte ciclística, o modelo tem uma estrutura de aço tubular semelhante aos outros lançamentos mas que recebe braço oscilante mais robusto e que se mostra mais rígido, o que deve aumentar o poder de manobra e aderência traseira durante acelerações mais fortes.
No protótipo exibido é possível ver que suas rodas são de liga leve de 17 polegadas e que vem calçadas com pneus Michelin Pilot Power 2CT, sendo 120/70-17 na dianteira e 180/55- 17 na traseira.
Nos freios, a dianteira recebe disco duplo que são mordidos por pinças monobloco de montagem radial da Brembo. A traseira também possui freio a disco. O diâmetro e outras especificações ainda não foram informados.
Para a Harley-Davidson Streetfighter 975 ainda não é possível afirmar se o modelo usará um cabo ou embreagem acionada hidraulicamente, mas é possível ver que a transmissão final é feita por correia em vez da configuração corrente/pinhão.
Esse tipo de transmissão é comum em motos da fabricante, possuem uma garantia de manutenção reduzida, mas que não são comuns em motocicletas de caráter esportivo.
Completando o pacote das especificações técnicas vemos que a suspensão dianteira é equipada com garfo invertido, enquanto que a traseira é monoamortecida.
Lançamento
Por enquanto estamos falando de um protótipo. A própria fabricante afirma que as imagens mostram um modelo com desenho inicial e que muitas alterações ainda podem ocorrer até a apresentação final. Porém, a data de lançamento da Harley-Davidson Streetfighter 975 foi confirmada para 2020.
Não há informações de quais mercados receberão o modelo e tão pouco de quanto custará a mais nova Naked da tradicional fabricante de motos Custom.