Ténéré 700
Nova Ténéré 700, uma espécie de versão final desenvolvida com base no conceito T7 da Yamaha, parece ser a melhor substituta para a recém descontinuada XT 660R, segundo fãs da marca no Brasil.
A novidade ainda não está totalmente pronta para chegar às ruas, sendo um modelo que foi desenvolvido com o intuito de viajar o mundo divulgando sua aptidão para o fora de estrada durante todo 2018, segundo a própria montadora.
Essa motocicleta, que equipa o mesmo motor da MT-07, seria uma substituta a altura da XT 660 ou ela seria ainda superior, tanto nas especificações, quanto no bolso?
Ténéré 700, a substituta da XT 660R
A nova Ténéré 700 é uma versão derivada do conceito Yamaha T7, que foi apresentado durante o Salão de Milão (EICMA) no final de 2016. Ela foi flagrada em testes pelas ruas da Europa na metade de 2017, veja aqui.
Esse conceito, o T7, foi desenvolvido pela Yamaha em conjunto com sua equipe oficial de rali na França, sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Itália e GK Design da Holanda justamente para ser exibido no salão, considerado o principal se tratando de novos modelos.
Especulações no mercado
De lá para cá as especulações tanto no mercado nacional, quanto internacional, era de que, finalmente, estavam desenvolvendo uma substituta para a famosa linha XT que se encontrava defasada há um bom tempo.
Quando todos esperavam que a Yamaha iria anunciar o lançamento da nova Ténéré 700 para o mercado em sua versão final, durante o EICMA 2017, eis que a montadora traz um protótipo chamado Ténéré 700 World Raid.
Especificação final do modelo de produção
Como a própria Yamaha diz em seu comunicado, esse é “um modelo protótipo que está sendo usado para desenvolver a especificação final do modelo de produção.”
E acrescenta, “apresentando o robusto design inspirado no rali da moto conceito T7 original, e desenvolvido usando as informações obtidas com os testes intensivos do T7 durante 2017, esta motocicleta de aventura leve é diferente de qualquer outra coisa oferecida atualmente.”
Nova Ténéré 700 World Raid
A Yamaha reforça o conjunto mecânico da nova Ténéré 700 World Raid como o principal atributo em comparação com as suas concorrente do mesmo nicho. O destaque é o baixo peso e o chassi fino, focado no desempenho extremo para Off-Road.
Basicamente é como se esse modelo fosse uma versão de rua fabricada para competir em um rali no mesmo nível do Dakar.
O motor é praticamente o mesmo que vem equipado na Yamaha MT-07, porém, a fabricante informou que o bicilíndrico paralelo “CP2” de 689cc foi desenvolvido especialmente para a nova Ténéré 700, provavelmente com mais força nas médias rotações.
Potência máxima de 74,8 cavalos
Na MT-07 esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 74,8 cavalos a 9.000 RPM e torque máximo de 6,9 kgf.m aos 6.500 giros.
Esses números são bem superiores em comparação com a XT 660R, que gera seus 48 cavalos e tem torque máximo de 5,95 kgf.m.
Estrutura de aço
Outra parte que vem da MT-07, e que também foi retrabalhada, é a estrutura de aço da motocicleta, onde a Yamaha diz que foi “retrabalhada e melhorada para conseguir otimização na condução rodoviária e Off-Road “.
Já o tanque de combustível foi desenvolvido para oferecer um intervalo útil entre cada abastecimento, enquanto que o seu desenho ao mesmo tempo oferece uma excelente ergonomia e contribui para o baixo peso da novidade.
Nessa versão a fibra de carbono é usada para os painéis laterais, pára-lamas dianteiros e a parte traseira em peça única. Nos faróis ela equipa quatro projetores inspirados na motocicleta do Rally Dakar.
Ténéré 700 é a melhor substituta para XT 660R?
A Ténéré 700 será uma substituta à altura da linha XT? A resposta para essa pergunta é: sim e não!
Vamos começar pela parte negativa. O projeto apresentado atualmente para a Ténéré 700 é muito superior ao que a 660R entregava em sua última versão. Isso quer dizer que certamente ela terá preço de venda maior e custo de manutenção mais elevado.
Já pelo lado positivo, ela vem para fazer justiça ao legado da linha XT, consagrada pela sua fama de ser uma motocicleta que leva o piloto aos lugares mais extremos do planeta. A Ténéré 700 virá para reconquistar seu espaço e brigar com motocicletas como a BMW F750 GS e Tiger 800.
Não tem data de chegada oficial
A novidade não tem data de chegada oficial às lojas e nem seu preço divulgado. A Yamaha informa que “levará o protótipo Ténéré 700 World Raid em uma viagem desafiadora em todo o mundo ao longo de 2018.”
E complementa que “durante este Raid Mundial especial, uma equipe de pilotos da Yamaha vai enfrentar uma série de difíceis aventuras em todo o mundo, permitindo que os fãs da Yamaha na América, Austrália, África e Europa vejam, sintam e saibam do futuro da aventureira”.