Mercedes lidera mercado premium global em 2017

Marca chega a 2,28 milhões de unidades; BMW é vice-líder, com 2,08 milhões

120
Mercedes Benz
Mercedes Benz

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz liderou o mercado global de veículos premium em 2017, com 200 mil unidades a mais do que a BMW, que ficou na segunda posição. No total, a marca do Grupo Daimler emplacou 2,28 milhões de veículos em todo o mundo, representando crescimento de 9,9% sobre o volume do ano anterior.

BMW

No caso da BMW, as vendas de 2017 fecharam em 2,08 milhões, um aumento de 4,2% na comparação com o resultado de 2016. Em ambos estão considerados apenas as vendas por marca. Entretanto, quando há soma de vendas por grupos, a BMW reverte o cenário: o grupo, que também agrega as marcas Mini e Rolls Royce, terminou o ano com volume recorde de 2,46 milhões de veículos vendidos, alta de 4,1% no comparativo anual, e com isto mantém na liderança do mercado premium global.

Grupo Daimler

Já para o Grupo Daimler, que reúne as marcas Mercedes-Benz e Smart, as vendas totais de 2017 ficaram em 2,42 milhões, alta de 8,8% sobre 2016. O resultado não foi melhor devido à queda de 6,5% dos negócios da Smart, cujo volume não passou de 135 mil. Ainda considerando o resultado do grupo, 2017 encerrou como o sétimo consecutivo de quebra de recordes, uma vez que o atual patamar de vendas é o maior já registrado na história da empresa.

Vendas da BMW continuarão a crescer

O novo membro do conselho administrativo do Grupo BMW e diretor global de vendas da marca, Pieter Nota, que assumiu o cargo em 1º de janeiro, comemorou: “Estou confiante de que as vendas da BMW continuarão a crescer em 2018, enquanto também seguimos com nosso foco na rentabilidade. O aumento da oferta de modelos e da nossa ofensiva de lançamentos garantirão que ainda mais clientes venham para as marcas do grupo em 2018”.

Desempenho da companhia

O presidente do Grupo Daimler, Dieter Zetsche, também destacou o desempenho da companhia: “Superamos nossas vendas pela sétima vez consecutiva. Com a Mercedes-Benz, nossa marca principal, nós fomos a marca premium mais vendida mais uma vez em 2017. Podemos nos orgulhar dessa conquista – e vamos construir sobre ela. O sucesso em nosso core business fornece a base para que possamos moldar ativamente a mobilidade do futuro. Em 2018, continuaremos sistematicamente por esse caminho com CASE [iniciais para Conectado, Autônomo, Compartilhado, Elétrico; novo plano estratégico do grupo]”.

Crescimento em 2017

Na terceira posição global do mercado de veículos de luxo está a Audi, que em 2017 emplacou pouco mais de 1,8 milhão de unidades, que embora tenha registrado leve crescimento de 0,6%, foi o oitavo ano consecutivo de alta.

“Apesar de uma situação muito desafiadora, tivemos em 2017 um crescimento positivo em todos os principais mercados e alcançamos resultado recorde de vendas em todo o mundo. Todos os mercados contribuíram para esse desempenho”, disse o membro do conselho de administração da Audi para vendas e marketing, Bram Schot.