CARB aprova Plano de Transporte de Baixo Carbono na Califórnia

228

carbA entidade americana California Air Resources Board (CARB) aprovou, em dezembro passado, um plano de transporte com baixa emissão de carbono de US $ 663 milhões para aumentar o uso de carros, caminhões pesados, ônibus e equipamentos de frete, todos enquadrados no conceito de veículo limpo.

O financiamento ajudará o Estado a reduzir os gases que afetam a mudança de clima, promovendo tecnologias que reduzam as emissões perigosas de diesel, particularmente em comunidades desfavorecidas e de baixa renda.

Missão do CARB é proteger a saúde pública

O CARB supervisiona todos os esforços de controle de poluição do ar na Califórnia para atingir e manter os padrões de qualidade do ar baseados na saúde. A missão do CARB é promover e proteger a saúde pública, o bem-estar e os recursos ecológicos, por meio da redução efetiva dos poluentes do ar, reconhecendo e considerando seus efeitos sobre a economia.

“Este investimento continuará a impulsionar o mercado de novas tecnologias de veículos e a colocar mais caminhões, ônibus e carros ultra-limpos e com zero emissões nas comunidades que mais precisam delas em toda a Califórnia “, disse Mary D. Nichols, presidente do CARB.

O plano aloca US $ 398 milhões para incentivar caminhões pesados ​​, ônibus e projetos de frete limpos, incluindo US $ 190 milhões para equipamentos de transporte de tecnologia avançada, como caminhões pequenos, empilhadeiras e guindastes. A maioria do financiamento para o plano do ano fiscal de 2017-18 vem dos lucros procedimentos de leilão e comércio da Califórnia.

Caminhões a diesel poluem mais

Enquanto os caminhões a diesel representam apenas 2% dos veículos no estado mais populoso dos Estados Unidos, eles emitem a maior parte dos gases formadores de poluição atmosférica e dois terços de toda a fuligem de diesel. Em 1998, a Califórnia identificou material particulado de diesel como um contaminante tóxico do ar, com base no seu potencial para causar câncer, morte prematura e outros problemas de saúde.

Atualmente, existem mais de 20 fabricantes que oferecem 60 modelos elegíveis de caminhões e ônibus híbridos, com baixo teor de NOx e com zero emissões, entre empresas como BYD, Complete Coach Works, Efficient Drivetrains Inc., El Dorado, Gillig, Motiv Power Systems, New Flyer , Proterra e TransPower. O número total de empresas envolvidas na construção de caminhões e ônibus limpos na Califórnia tem crescido rapidamente nos últimos anos.

O plano continua os esforços do CARB para colocar veículos mais limpos em comunidades desfavorecidas, promovendo tecnologias que podem reduzir os efeitos nocivos das emissões de combustíveis fósseis em toda a Califórnia. Os investimentos variam desde suportar o aumento do número de caminhões pesados ​​de baixa emissão e ônibus, e instalações de frete de emissão zero e quase zero, até  descontos para os carros de passageiros mais limpos.

Veículos pesados ​​e equipamentos fora de estrada

US $ 188 milhões para promover a venda de caminhões e ônibus limpos através de vouchers de incentivos, impulsionando a implantação contínua de caminhões e ônibus híbridos, de baixos NOx (óxidos de nitrogênio) e de zero emissões.

US $ 190 milhões para investimentos em tecnologia avançada relacionada a fretes, que trarão os veículos e equipamentos mais limpos para as comunidades mais afetadas da Califórnia, corredores de transporte e centros de frete.

US $ 20 milhões para tornar os empréstimos para caminhões limpos mais amplamente disponíveis.

Veículos de passageiros e transporte comunitário

US $ 140 milhões para o Projeto de Reembolso de Veículo Limpo, que oferece até US $ 5.000 de abatimentos para a compra ou arrendamento de novos veículos híbridos de zero emissão e plug-in.

USD 125 milhões para projetos de transporte focados em comunidades desfavorecidas e consumidores de baixa renda. Estes incluem programas para remover e substituir veículos antigos por carros limpos atualizados, ônibus escolares mais limpos e mais projetos de compartilhamento de carros elétricos em comunidades desfavorecidas.

A Califórnia estabeleceu metas ambiciosas para reduzir os gases que mudam o clima, melhorar a qualidade do ar e reduzir a dependência do petróleo. Para atingir esses objetivos, o CARB usa incentivos para acelerar o desenvolvimento e a implantação comercial inicial de tecnologias para carros e caminhões mais limpos.

Os investimentos são projetados para maximizar os benefícios para comunidades desfavorecidas e comunidades e famílias de baixa renda. Os projetos, por exemplo, ajudam os residentes de baixa renda, que vivem em áreas da Califórnia mais afetadas pela poluição do ar, a comprar os carros mais limpos.

Embora o financiamento de incentivo provenha em grande parte do programa de comercialização do estado, outros recursos são fornecidos pelo programa de melhoria da qualidade do ar do estado, o fundo recebido do escândalo das emissões de diesel da Volkswagen e o novo programa de armazéns de emissão zero e quase zero.

Esses investimentos apoiam os objetivos de redução de emissões do Plano de Mudanças Climáticas de 2017 da Califórnia, os Planos de Implementação do Estado e o Plano de Ação de Frete Sustentável da Califórnia.