A entidade americana California Air Resources Board (CARB) aprovou, em dezembro passado, um plano de transporte com baixa emissão de carbono de US $ 663 milhões para aumentar o uso de carros, caminhões pesados, ônibus e equipamentos de frete, todos enquadrados no conceito de veículo limpo.
O financiamento ajudará o Estado a reduzir os gases que afetam a mudança de clima, promovendo tecnologias que reduzam as emissões perigosas de diesel, particularmente em comunidades desfavorecidas e de baixa renda.
Missão do CARB é proteger a saúde pública
O CARB supervisiona todos os esforços de controle de poluição do ar na Califórnia para atingir e manter os padrões de qualidade do ar baseados na saúde. A missão do CARB é promover e proteger a saúde pública, o bem-estar e os recursos ecológicos, por meio da redução efetiva dos poluentes do ar, reconhecendo e considerando seus efeitos sobre a economia.
“Este investimento continuará a impulsionar o mercado de novas tecnologias de veículos e a colocar mais caminhões, ônibus e carros ultra-limpos e com zero emissões nas comunidades que mais precisam delas em toda a Califórnia “, disse Mary D. Nichols, presidente do CARB.
O plano aloca US $ 398 milhões para incentivar caminhões pesados , ônibus e projetos de frete limpos, incluindo US $ 190 milhões para equipamentos de transporte de tecnologia avançada, como caminhões pequenos, empilhadeiras e guindastes. A maioria do financiamento para o plano do ano fiscal de 2017-18 vem dos lucros procedimentos de leilão e comércio da Califórnia.
Caminhões a diesel poluem mais
Enquanto os caminhões a diesel representam apenas 2% dos veículos no estado mais populoso dos Estados Unidos, eles emitem a maior parte dos gases formadores de poluição atmosférica e dois terços de toda a fuligem de diesel. Em 1998, a Califórnia identificou material particulado de diesel como um contaminante tóxico do ar, com base no seu potencial para causar câncer, morte prematura e outros problemas de saúde.
Atualmente, existem mais de 20 fabricantes que oferecem 60 modelos elegíveis de caminhões e ônibus híbridos, com baixo teor de NOx e com zero emissões, entre empresas como BYD, Complete Coach Works, Efficient Drivetrains Inc., El Dorado, Gillig, Motiv Power Systems, New Flyer , Proterra e TransPower. O número total de empresas envolvidas na construção de caminhões e ônibus limpos na Califórnia tem crescido rapidamente nos últimos anos.
O plano continua os esforços do CARB para colocar veículos mais limpos em comunidades desfavorecidas, promovendo tecnologias que podem reduzir os efeitos nocivos das emissões de combustíveis fósseis em toda a Califórnia. Os investimentos variam desde suportar o aumento do número de caminhões pesados de baixa emissão e ônibus, e instalações de frete de emissão zero e quase zero, até descontos para os carros de passageiros mais limpos.
Veículos pesados e equipamentos fora de estrada
US $ 188 milhões para promover a venda de caminhões e ônibus limpos através de vouchers de incentivos, impulsionando a implantação contínua de caminhões e ônibus híbridos, de baixos NOx (óxidos de nitrogênio) e de zero emissões.
US $ 190 milhões para investimentos em tecnologia avançada relacionada a fretes, que trarão os veículos e equipamentos mais limpos para as comunidades mais afetadas da Califórnia, corredores de transporte e centros de frete.
US $ 20 milhões para tornar os empréstimos para caminhões limpos mais amplamente disponíveis.
Veículos de passageiros e transporte comunitário
US $ 140 milhões para o Projeto de Reembolso de Veículo Limpo, que oferece até US $ 5.000 de abatimentos para a compra ou arrendamento de novos veículos híbridos de zero emissão e plug-in.
USD 125 milhões para projetos de transporte focados em comunidades desfavorecidas e consumidores de baixa renda. Estes incluem programas para remover e substituir veículos antigos por carros limpos atualizados, ônibus escolares mais limpos e mais projetos de compartilhamento de carros elétricos em comunidades desfavorecidas.
A Califórnia estabeleceu metas ambiciosas para reduzir os gases que mudam o clima, melhorar a qualidade do ar e reduzir a dependência do petróleo. Para atingir esses objetivos, o CARB usa incentivos para acelerar o desenvolvimento e a implantação comercial inicial de tecnologias para carros e caminhões mais limpos.
Os investimentos são projetados para maximizar os benefícios para comunidades desfavorecidas e comunidades e famílias de baixa renda. Os projetos, por exemplo, ajudam os residentes de baixa renda, que vivem em áreas da Califórnia mais afetadas pela poluição do ar, a comprar os carros mais limpos.
Embora o financiamento de incentivo provenha em grande parte do programa de comercialização do estado, outros recursos são fornecidos pelo programa de melhoria da qualidade do ar do estado, o fundo recebido do escândalo das emissões de diesel da Volkswagen e o novo programa de armazéns de emissão zero e quase zero.
Esses investimentos apoiam os objetivos de redução de emissões do Plano de Mudanças Climáticas de 2017 da Califórnia, os Planos de Implementação do Estado e o Plano de Ação de Frete Sustentável da Califórnia.