O Groupe PSA e a holding Nidec Leroy-Somer, do fabricante japonês Nidec, decidiram se associar para produzir motores elétricos. Assinaram, em 4 de dezembro de 2017, um acordo de joint-venture que estabelece que as etapas de concepção e produção dos principais componentes do grupo motopropulsor elétrico serão realizadas na França.
Motores elétricos
A associação da Nidec Leroy-Somer e do Groupe PSA é um trunfo para ambos os parceiros perante os desafios tecnológicos futuros e viabilizará o desenvolvimento de uma gama de motores elétricos dotados da mais avançada tecnologia, destinados aos veículos eletrificados (mild-hybrids, híbridos recarregáveis e elétricos), para atender tanto às necessidades do Groupe PSA como também às de outras montadoras.
A joint-venture nascida dessa parceria terá como atribuições a P&D, a fabricação e a comercialização no melhor nível do mercado de motores elétricos, destinados principalmente ao Groupe PSA, mas também a outras montadoras. Ela terá em seu benefício os pontos fortes do fabricante automotivo Groupe PSA e a expertise da Nidec Leroy-Somer no que se refere a motores e equipamentos elétricos.
Contexto e objeto da operação
No processo de transição energética para uma mobilidade sustentável, a eletrificação é essencial, tanto para resolver o problema do aquecimento climático como para controlar a qualidade do ar, assegurando ao mesmo tempo que todas as partes envolvidas adotem o conceito “do poço à roda” (“well to wheel”). A eletrificação automotiva está em plena expansão e o mercado dos motores elétricos para automóveis deve dobrar até 2030, chegando a 6 trilhões de ienes (45 bilhões de euros). A Nidec desempenha um importante papel nesse desenvolvimento e cria produtos baseados em seu know-how de excelência em motores.
O grupo japonês está ativamente desenvolvendo uma nova plataforma de crescimento, com foco principalmente no setor automotivo. Segundo seus objetivos estratégicos no médio prazo “Vision 2020”, a Nidec pretende atingir um faturamento entre 700 bilhões e 1 trilhão de ienes (5,4 a 7,6 bilhões de euros) no setor automotivo em 2020.
A Nidec Leroy-Somer, nascida da aquisição da Leroy-Somer pela Nidec, em fevereiro de 2017, é o primeiro fabricante de motores elétricos da França. É uma empresa renomada pela qualidade de seus produtos, oferecendo aos seus clientes de todo o setor industrial a melhor relação custo-benefício.
O Groupe PSA, que ocupa a segunda posição no mercado europeu, está acelerando sua transição rumo a tecnologias elétricas (mild-hybrids, híbridos recarregáveis e elétricos). Como parte do processo de transição energética e em linha com a ofensiva tecnológica do plano “Push to Pass”, o Groupe PSA diversifica sua oferta tecnológica ao desenvolver motores híbridos a gasolina recarregáveis e veículos elétricos de última geração.
Informações sobre a joint-venture:
Criação: 1º trimestre de 2018
Sede: Carrières-sous-Poissy, França
Centro de P&D: Carrières-sous-Poissy, França
Centro de produção: Trémery, França
Acionistas: Holding Nidec Leroy-Somer (50%) / Groupe PSA (50%)
Investimento: 220 milhões de euros
Conforme o procedimento habitual, esse acordo de joint-venture será objeto de estudo pelas autoridades competentes no que se refere a questões de concorrência e submetido à consulta dos representantes dos empregados.