Proprietários relatam defeitos no motor do Up! TSI

Defeitos relatados no motor já foram tratados pela fábrica em boletins enviados às concessionárias

347
Rogério: depois do conserto, o carro nunca mais ficou igual (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Up! TSI

O problema com o motor do Up! TSI é conhecido desde o lançamento do carro, no segundo semestre de 2015. Basta uma rápida pesquisa na internet com os termos “ Up! TSI motor batendo”  para  encontrar vários vídeos e postagens em fóruns sobre o assunto.

Quem conhece esse dilema é o advogado Rogério Lemos Passos Martes, de São Paulo (SP), dono de um Up! TSI 2015. “A luz da injeção acendeu e o motor começou a falhar. A concessionária ficou mais de 20 dias com o carro e, quando entregou, o defeito se repetiu e fiquei mais 30 dias sem o veículo. Me devolveram, mas agora sinto que o motor está fraco e gastando mais”, diz Rogério.

Outro que teve o mesmo problema foi o empresário Marcos Pais Barroso Filho, de Belo Horizonte (MG), proprietário de um Up! TSI 2016. “Quatro meses após a compra, começaram os problemas de partida. Além disso, surgiram vazamentos de óleo perto da turbina. Na primeira vez, trocaram só o anel de vedação.

Cinco meses depois, o carro apresentou os mesmos defeitos. A oficina trocou a turbina, mas três dias depois as falhas voltaram, agora com um barulho anormal na partida. A autorizada disse que estava tudo certo, mas o motor continuou falhando”, lembra Marcos. No total, ele diz que ficou quase dois meses sem o carro, nas oito visitas à oficina.

A VW já emitiu três boletins sobre as falhas do Up! para sua rede. O primeiro, de novembro de 2016, relata ruídos na bomba de combustível. O segundo (dezembro de 2016) fala de problemas no turbocompressor e o terceiro (26 de dezembro de 2016) indica reparos na injeção eletrônica.

Consultada, a Volkswagen diz que identificou em casos pontuais um microvazamento de óleo na turbina, que não afeta o nível de óleo do motor. “Dessa forma, o veículo mantém as suas características originais de segurança, funcionamento e durabilidade.” Afirma ainda que todos que procuraram a rede autorizada receberam os veículos reparados.