Royal Enfield
Royal Enfield apresentou seu primeiro motor de dois cilindros e 650cc em seu novo centro tecnológico no Reino Unido.
Esse propulsor vem para equipar a nova geração de motocicletas da fabricante eu seu principal objetivo é se tornar uma plataforma global que carregue as características originais da marca pelo mundo.
Isso demonstra que a nova unidade, desenvolvida pelo UKTC da Royal Enfield em Leicestershire em parceria com a equipe de desenvolvimento de produtos da Royal Enfield Chennai na Índia, deve chegar ao Brasil em breve, junto com as novas gerações.
Novo Motor 650cc Royal Enfield
O novo bicilíndrico da Royal Enfield vem para manter um elo entre os modelos atuais e a nova geração, sendo o ponto central da nova linha de motocicletas da marca que será lançada em breve.
A promessa é de revigorar e expandir o nicho das média-cilindradas da fabricante, sempre mantendo o característico estilo de puro motociclismo.
A novidade tem dois cilindros paralelos, em quatro tempos, com comando único de cabeçote, refrigerado a ar e com 648 cilindradas.
Potência máxima de 47 cavalos
Ele entrega a potência máxima de 47 cavalos e seu torque é de 5,2kgf.m, o que segundo comunicado visa facilitar a pilotagem, sem a necessidade de trocas frequentes de marcha, sendo descomplicada e macia.
Esse propulsor foi projetado para oferecer um equilíbrio perfeito entre a potência e torque, desenvolvido para as mais variadas condições de uso, garantindo assim uma condução fácil e suave.
Refrigerada a ar
Mantendo o estilo clássico dos motores Royal Enfield, essa versão de 650cc continua refrigerada a ar, o que dá aquele visual limpo e elegante, mas também vem com menos componentes e menos peso.
A marca destaca os dois tubos e as aletas de refrigeração, que mantém a essência Royal Enfield e dão maior impacto visual.
Outro item destacado foi seu ronco. Para manter a familiaridade com as motocicletas atuais, o novo motor teve seu ronco puxado para o mesmo som emitido pelos monocilíndricos atuais. A ideia é oferecer a “trilha sonora similar à que faz parte da história da marca”.
Motor ficou mais suave
A fabricante reforça a mensagem de que esse motor ficou mais suave e foi feito para dar o torque adequado nas mais variadas faixas de rotação, evitando a troca excessiva de marchas.
Para isso, uma série de elementos foi repensada, como um virabrequim criado em peça única, inédito em uma motocicleta da marca, que garante a força e capacidade de controle de torque do motor.
Toda a plataforma dessa novidade, incluindo motor e chassi, foi submetida a vários testes rigorosos durante seu desenvolvimento, sendo testes em laboratório, provas, pista de corrida e estradas.
Ficha Técnica motor 650cc Royal Enfield
Tipo | Dois cilindros em linha, 648 cilindradas, quatro tempos, manivela de 270 graus, comando único de cabeçote e refrigerado a ar |
Potência | 47 cv @ 7100rpm |
Torque | 52Nm @ 4000rpm |
Curso de Biela x Diâmetro de Pistão | 78mm x 67.8mm |
Taxa de compressão | 9.5:1 |
Caixa de câmbio | Seis marchas |
Gestão de combustível | Injeção eletrônica |
Sistema de ignição | TCI |