Montadoras investem na modernização do interior veicular

255

Montadoras investem cada vez mais na modernização no interior dos veículos. À medida em que as facilidades para pilotar paulatinamente entram em voga, as tecnologias que favorecem o conforto a bordo viram destaque nos lançamentos dos automóveis. Montadoras estão cada vez mais investindo e patenteando o serviço. Seja disponibilizado de série ou fechando acordos exclusivos. O fato é que entretenimento e conexão são palavras de ordem para os mais recentes lançamentos do mundo automotivo.

Montadoras investem cada vez mais na modernização no interior dos veículos
Montadoras investem cada vez mais na modernização no interior dos veículos

A Apple deu a largada há muito. Isso porque com a disponibilidade do Apple Carplay, as atualizações são crescentes. No entanto, tecnologia exige dinheiro. Contar com o pacote que disponibiliza a Siri, Apple Maps e dispensa o uso de fios, possibilitando o acesso remoto, através do bluetooth, exige cerca de R$ 3 mil.

Modernização

A Microsoft fechou uma parceria com a Toyota para licenciar uma série de suas patentes para os projetos de veículos conectados da marca. A parceria deve dar à fabricante japonesa acesso à recursos que vão desde o próprio sistema operacional do automóvel até funcionalidades que abordam temas como inteligência artificial, reconhecimento de voz, controle por movimentos e muito mais.

Na prática, isso significa que a Toyota não precisa gastar tempo e dinheiro no desenvolvimento desses softwares, e que ela deve se preocupar apenas em como utilizar bem todos os brinquedinhos emprestados pela dona do Windows.

Ford

Já a Ford, adotou as plataformas que oferecem conexão como estilo de vida. Isso porque os seus principais lançamentos já contam, de série, com central multimídia. O pioneiro foi o esportivo GT – carro que teve o painel reinventado em um estilo futurista – totalmente digital, que reage ao modo de condução escolhido pelos motoristas e parece que se encaixaria muito bem em uma espaçonave.

A novidade conta com uma tela de 10 polegadas e seus mostradores foram inspirados nos de carros de corrida, tudo para evitar distrações e facilitar a leitura. O EcoSport conta com uma tela com soft touch de 6,5” e Sync 3 de série em todas as versões.

Volvo e Audi

A Volvo e a Audi escolheram a Android para gerir as ferramentas multimídia e operacionais de seus veículos. Basicamente, as marcas utilizam o Android Nougat 7.0 para administrar a tela touchscreen dos automóveis e as dashboards por trás do volante.

O grande destaque é a integração do Google Assistant com o Android Auto. Porém, o sistema operacional disponível deve cuidar apenas das partes de lazer ou de dados de performance do veículo, ou seja, nenhum sistema vital será influenciado.

Microsoft fechou uma parceria que promete com a Toyota - Indian Motorcycle/Divulgação