Toyota, Mazda e Denso formam nova empresa para desenvolver tecnologia de veículos elétricos

391
Toyota e Mazda
Imagem cortesia da Toyota

A Toyota Motor Corp. anunciou que está criando um novo empreendimento com a Mazda Motor Corp. e o fornecedor automotivo Denso Corp. , que será chamado EV C.A. Spirit Corp., para desenvolver tecnologia de veículos elétricos. A Toyota terá uma participação de 90%, enquanto a Denso e a Mazda terão uma participação de 5% na nova empresa, que será baseada em Nagoya, Japão.

O grupo EV C.A. A Spirit Corp. ajudará a criar uma arquitetura comum para grupos motopropulsores totalmente elétricos, que podem ser usados ​​em uma ampla gama de veículos, de mini-veículos a veículos de passageiros, veículos utilitários esportivos (SUVs) e caminhões leves.

O novo empreendimento visa inovar o processo de desenvolvimento, combinando os pontos fortes de cada empresa, incluindo o planejamento de produtos da Mazda e sua força no desenvolvimento baseado em modelagem por computador, as tecnologias eletrônicas da Denso e a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA).

Toyota e Mazda já haviam anunciado planos conjuntos

No mês passado, Toyota e Mazda, que formaram uma aliança em 2015, anunciaram planos para construir conjuntamente uma planta de US $ 1,6 bilhão nos Estados Unidos. A Denso é uma afiliada da Toyota, na qual a Toyota possui diretamente 25%.

“À medida que os países e as regiões do mundo adotam políticas cada vez mais rigorosas para ajudar a reduzir os gases de efeito estufa, começam a surgir novos regulamentos que exigem uma certa proporção de vendas de veículos elétricos”, afirmou a Toyota em um comunicado.

“Cumprir esses regulamentos ambientais, garantindo o crescimento sustentável de nossas empresas, exige o desenvolvimento de uma ampla gama de trens de força e tecnologias. Consideramos os veículos elétricos (EVs) como um campo tecnológico chave neste processo, ao lado dos veículos com células de combustível “.

No entanto, os veículos elétricos ainda precisam encontrar aceitação generalizada do mercado, e grandes investimentos e tempo serão necessários para cobrir todos os mercados e segmentos de veículos, disse a Toyota.

O que desenvolverá a nova empresa

Toyota e Mazda, junto com a Denso e a  desenvolverão em conjunto tecnologias estruturais básicas para EV, capazes de cobrir uma grande variedade de segmentos e tipos de veículos, para assegurar uma resposta flexível e rápida às tendências do mercado. A nova empresa se envolverá no seguinte:

  1. Pesquisa sobre as características (arquitetura comum) que definem o desempenho e as funções ótimas dos EVs, do ponto de vista dos componentes individuais e do veículo inteiro;
  2. Verificação da instalação do componente e desempenho do veículo realizado pelas características alcançadas no item 1;
  3. Exame do conceito ótimo para cada classificação de carro, em relação a cada componente e cada tipo de veículo feito por meio da realização dos itens 1 e 2.

Através deste projeto de desenvolvimento tecnológico conjunto, dedicando uma quantidade igual de recursos de desenvolvimento, garantindo processos de desenvolvimento eficientes e aproveitando as instalações de produção existentes, Toyota e Mazda pretendem concentrar seus recursos em valores fundamentais do veículo, para permitir a criação de EVs atraentes, que encarnam as identidades únicas de cada marca e evitar a “comoditização” de EVs.

As empresas também pretendem criar uma estrutura de negócios aberta à participação de outras montadoras e fornecedores.