Revelada no exterior há cerca de um ano, a nova geração do Honda CR-V já tem cronograma de lançamento no país. O utilitário desembarca entre janeiro e fevereiro, conforme “Autoesporte” apurou com concessionários da marca de várias localidades do país. Também fizemos contato com a filial brasileira da montadora, que confirmou a chegada do modelo para o primeiro semestre do ano que vem.
O desembarque logo após a virada do ano é dado como certo pelos lojistas, sobretudo porque há pelo menos seis meses as revendas não recebem mais unidades do utilitário, que deixou de ser produzido no México. Por sinal, esta quinta geração do CRV não virá mais de lá, mas sim dos Estados Unidos, onde passou a ser produzido na fábrica de Indiana. A mudança deve encarecer o SUV, que era isento de taxa de importação.
Além de perder os benefícios fiscais do acordo comercial entre Brasil e México, esta nova geração do CR-V guardará pouquíssimas semelhanças com o modelo anterior. O SUV passa a usar a mesma plataforma do Civic de décima geração, incluindo também a mecânica da versão mais cara do sedã, que traz o motor 1.5 16V turbo a gasolina de injeção direta acoplado ao câmbio automático do tipo CVT com simulação de marchas.
Em números, o novo CR-V oferecerá 190 cv de potência, cumprindo o 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, conforme a montadora. Inclusive, é a primeira vez que o modelo terá motor turbinado. As heranças do Civic estão em quase todas as partes, exceto no design, que apresenta identidade própria, especialmente na traseira, com lanternas verticais que formam grandes culotes, ao estilo Volvo.
Ainda por fora, o CR-V passará a oferecer faróis e lanternas full led nas versões mais caras, o que deve contribuir para o aumento de preços. O modelo terá muitos cromados por toda a carroceria, que está ligeiramente mais alta, comprida e larga. O entre-eixos, por exemplo, cresceu 4,1 cm, passando a 2,66 metros, o que ampliou o espaço no banco traseiro. O porta-malas também está maior, chegando a impressionantes 1.104 litros.
Honda CR-V
Na cabine, haverá muito do novo Civic. O quadro de instrumentos será basicamente o mesmo das versões mais caras do sedã, com o conta-giros e o velocímetro projetados em uma tela central. O volante também será igual, com tecla sensível ao toque para ajuste do volume do som. A própria central multimídia é a mesma do três volumes, com tela sensível ao toque e as plataformas “Apple Carplay” e “Google Android Auto”.
Em conteúdo, o novo CR-V dará novamente um salto qualitativo. Haverá farto recheio eletrônico, incluindo controles de estabilidade e de tração, assistente de saída em rampas, freio de estacionamento elétrico com função auto “hold”, couro nos bancos, portas e painel, ar-condicionado de duas zonas, quatro portas USB (duas para a turma de trás), abertura elétrica da tampa traseira com movimento das pernas, entre outros.
No mercado americano, a quinta linhagem do SUV estreou no início deste ano em quatro versões: LX, EX, EXL e Touring. O preço inicial lá é de US$ 24.045, o equivalente a R$ 75,2 mil, e a versão mais cara custa US$ 32.495 ou cerca de R$ 101,7 mil (cotação do dia). Levando em conta que o modelo anterior tem preço sugerido de R$ 148 mil na versão EXL com tração integral (AWD), é difícil imaginar o novo CR-V por menos de R$ 150 mil.