O automóvel a combustão está com os dias contados
Dentre os países que já oficializaram o fim do motor a combustão temos: A Noruega até 2025, A Alemanha até 2030, A Holanda até 2035, A França e o Reino Unido até 2040.
Dois grandes países com relevante participação no mercado mundial de automóveis e que também já anunciaram o fim do motor a combustão até 2030 são China e Índia.
Se considerado somente os países que já manifestaram sua intenção de banir o motor a combustão já temos uma queda relevante na demanda por essa tecnologia, o que forçará outros países, especialmente os Estados Unidos, a romper de vez com a indústria do petróleo e a aderirem ao motor elétrico.
Um outro fator que irá acelerar a mudança para o motor elétrico é o compartilhamento: Veículos compartilhados serão uma realidade em um futuro muito próximo.
Um grande impulso dos veículos elétricos foi o acordo da VW
Mas, sem dúvida, um grande impulsionador dos veículos elétricos está no acordo da VW por conta do escandalo do DieselGate, na qual a empresa se comprometeu a investir US$ 2 bilhões na promoção de veículos de emissão zero nos Estados Unidos e que, segundo a própria empresa, tem o potencial de aumentar as vendas de unidades movidas a motores elétricos em 25%, o que representaria 2,5 milhões de unidades por ano ou quase 30 vezes o volume de unidades vendido pela Testa.
O motor elétrico é mais simples e gera menos manutenção que o motor a combustão, o que representa uma melhoria importante no custo variável do veículo e um custo menor por quilômetro rodado, o que é um fator crítico de sucesso para o negócio de carros compartilhados.
Mudança para o carro elétrico longe ou perto?
Alguns analistas têm avaliado que a mudança para o carro elétrico está longe porque ainda não temos uma infraestrutura de postos para abastecer estes carros. Este artigo considera a visão de que carros elétricos continuarão a abastecer em postos incompatível com a ruptura que o veículo elétrico provoca no mercado.
- O Primeiro argumento está nas novas tecnologias, especialmente o grafeno: Baterias com maior durabilidade, maior autonomia e que carregam a uma velocidade muito maior que as baterias atuais permitirão à maioria absoluta dos usuários trafegar o dia inteiro sem abastecer o veículo.
- O segundo argumento é que a maioria dos usuários de veículos elétricos optará por abastecer seus carros em casa, em sua própria tomada, ao longo da noite, sem a necessidade de se deslocar até postos de combustíveis.
- O terceiro argumento é que novas tecnologias de geração de energia, como o Tesla Home PowerWall, estarão acessíveis à maioria dos lares, o que reduzirá de forma significativa os custos de abastecimento dos veículos elétricos.
- O quarto argumento é a inclusão nos veículos das tecnologias de geração de energia, como as tecnologias que aproveitam a energia das freadas, dos movimentos das rodas ou os próprios painéis solares, o que aumentará significativamente a autonomia dos veículos elétricos. Um veículo elétrico poderá ter sua bateria recarregada simplesmente sendo deixado sob o sol.
- O quinto argumento é o custo por quilômetro rodado, que a depender do consumo do seu veículo será a metade do custo se comparado com o motor a combustão.
E o abastecimento?
O abastecimento será necessário somente para aqueles usuários que irão trafegar por distâncias excepcionalmente longas (Acima de 1000 Km).
Fora o combustível, a troca de fluidos do veículo é a principal razão para um proprietário de veículo ir a um posto de combustível. Porém esta necessidade também será drasticamente reduzida, especialmente por que o principal fluido, óleo lubrificante de motor, não será mais necessário e a direção hidráulica será convenientemente substituída pela direção elétrica, sobrando um volume mínimo de fluidos a serem trocados e ainda assim em períodos longos e, a depender da indústria, serão projetados para serem trocados pelo proprietário.
Neste cenário é inegável avaliar uma redução da utilidade dos postos de combustíveis para os usuários de automóveis. As razões pelo qual um usuário precisaria procurar um posto de combustível irão minguar com o veículo elétrico, tornando este negócio obsoleto
Considerações finais
Existe uma oposição muito forte por conta do impacto ecológico gerado pelo veículo a combustão, e a população está aberta a trocar o veículo a combustão pelo veículo elétrico.
Como toda nova tecnologia, o veículo elétrico ainda é muito caro para ser massificado, mas a massificação acontecerá em breve (enquanto o automóvel a combustão demorou quase 50 anos para se popularizar, a expectativa é que o elétrico leve menos de 15 anos), impulsionada pela decisão dos países em proibir os veículos a combustão, o que aumentará a oferta de veículos elétricos.
A demanda será impulsionada pelos benefícios oferecidos pelo veículo elétrico, especialmente a maior autonomia, a comodidade de abastecer em casa, o menor custo de manutenção e o menor custo por quilômetro rodado.
Investimentos no motor a combustão serão reduzidos
Conforme o processo de produção em massa (que já se iniciou) avance, os investimentos no motor a combustão serão reduzidos, levando aqueles usuários mais resistentes à mudança a optarem pela nova tecnologia.
A evolução na utilização do grafeno será outro fator a impulsionar a utilização de veículos elétricos, principalmente por conta do aumento d a autonomia e do aumento da eficiência destes veículos.
Aumento da demanda por energia elétrica
O aumento da demanda por energia elétrica (estima-se que até 2040 veículos elétricos devem aumentar a demanda em 2,7 TW/h à demanda global, mas esse valor representa apenas 8% de crescimento) irá gerar uma grande oportunidade para o mercado de geração de energia – seja através de grandes geradoras, seja através de unidades geradoras domésticas – especialmente a tecnologia solar, o que gera a expectativa de redução do custo por KW gerado e, reduzindo o custo do combustível para os veículos, reduz-se o custo do quilômetro rodado no veículo elétrico, tornando-o cada vez mais econômico e mais vantajoso quando comparado com o veículo a combustão.
A principal consequência da massificação dos veículos elétricos será a queda da demanda por postos de combustíveis, o que tornará este segmento completamente obsoleto do médio para o longo prazo.