Satisfação do consumidor brasileiro
A edição de 2017 da pesquisa sobre satisfação dos consumidores brasileiros com o pós-venda das montadoras traz novidades. Há uma nova primeira colocada na lista, a Hyundai-Caoa, responsável pela produção de ix35 e Tucson, em Anápolis (GO), e pelos modelos importados da marca. A empresa desbancou a Toyota, que caiu para o segundo lugar, em empate com a Mitsubishi.
A pesquisa é realizada anualmente pela consultoria global J.D. Power. Foram ouvidos, de fevereiro a maio de 2017, 4.585 proprietários de carros. que adquiriram seus veículos zero km entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2016.
Satisfação do cliente com o serviço das concessionárias
O estudo analisa a satisfação do cliente com o serviço das concessionárias, analisando aspectos como chegada e retirada do carro à loja, qualidade e eficiência dos consultores técnicos. De acordo com a J.D. Power, o parâmetro que levou ao sucesso das empresas nesta edição da pesquisa foi o canal digital para comunicação com os consumidores.
Os clientes avaliaram as marcas com notas de 0 a mil. A Hyundai-Caoa somou 830 pontos, ante os 817 de Mitsubishi e Toyota. A lista continua com a Honda, que obteve 812 pontos, e a Hyundai-HMB (responsável pela produção e venda da linha HB20 e do Creta), com 806.
Outras marcas acima da média
Também ficaram acima da média (de 791 pontos) as marcas Kia, Citroën, Chevrolet, Jeep e Nissan.
Outras cinco ficaram abaixo dessa média. Dessas, a mais mal posicionada foi a Renault, que somou 757 pontos.
Também fazem parte dessa lista a Ford (776 pontos), a Volkswagen (780), a Peugeot (780) e a Fiat (790).