O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, disse ontem, durante evento de anúncio de investimentos na Volkswagen, em São Bernardo, que apresentará nos próximos dois meses uma nova política para o setor automotivo.
Um esboço do programa, chamado de Rota 2030, foi apresentado em abril deste ano e segue em discussão deste então com o setor. O novo regime automotivo estabelece metas até 2030 e vai substituir o Inovar-Auto. O programa, lançado em 2012 pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), tem validade até o fim deste ano.
Política para o setor automotivo
“Técnicos do governo estão trabalhando diariamente para que possamos ainda nos próximos dois meses anunciar a nova política automotiva da indústria brasileira. Nossa expectativa é ter ganhos de produtividade e aumentar o valor da produção, mas não podemos esquecer do importante impacto positivo que teremos com os investimentos na redução de emissão de gases e aumento da segurança dos nossos carros”, afirmou o ministro em seu discurso. A expectativa inicial era apresentar o Rota 30 até o dia 30 deste mês.
O presidente e CEO da Volkswagen no Brasil e América Latina, David Powels, disse não acreditar que seja possível concluir as discussões nos próximos meses, mas afirmou que o documento deve ser apresentado com rapidez para o planejamento das empresas.
“Minha opinião é de que será difícil fechar o programa em dois, três meses. Por outro lado, queremos ter as certezas logo. Precisamos decidir sobre investimentos e produtos novos. Para isso, queremos conhecer as regras. O que é importante é o fato do programa ter quase 15 anos. Temos ciclos de produtos maiores que 5 anos (prazo do programa anterior)”. (Metro Brasil)