Ford Focus hatch de 4º geração com menos camuflagem

279
Ford Focus hatch de 4º geração
Ford Focus hatch de 4º geração 2019

Ford Focus hatch de 4º geração

Nossa primeira olhada no novo Ford Focus foi em maio. Apesar da camuflagem pesada, era fácil perceber o design mais refinado e sua presença mais robusta. Pois um leitor do Motor1.com flagrou o hatchback médio nas ruas próximas do quartel-general da Ford, em Detroit (EUA) com muito menos camuflagem. E as fotos confirmam a impressão inicial sobre o modelo.

O design

A grade dianteira é significativamente mais suave do que a da geração atual, enquanto a traseira recebeu novas lanternas, mais afiadas, e um para-choque mais esculpido. A carroceria parece se estender um pouco mais no comprimento e torcemos para que resolva os problemas de espaço do modelo à venda no momento. Neste flagra, não pudemos ver o interior, mas ele já foi flagrado antes. Sabemos que ele irá adotar um visual bem semelhante ao do novo Fiesta. Receberá a central multimídia Sync 3 com tela flutuante sensível ao toque.

Os motores

Os motores que estarão sob o capô ainda são um mistério. Nos EUA, rumores falam que a marca do oval azul irá descartar os motores naturalmente aspirados, escolhendo uma linha formada pelos EcoBoost. Enquanto isso, os europeus poderão escolher uma unidade não-turbo para a versão de entrada, além de uma versão melhorada do 1.0 EcoBoost e o novo 1.5 turbo, de 3 cilindros. O mesmo que equipa o Fiesta ST.

Ford Focus de 4ª geração, pelo Cars.co.za

Câmbio automático tradicional

Por aqui, a expectativa é que adote o novo 1.5 de 137 cv que equipa o EcoSport reestilizado, deixando o novo 1.5 turbinado para os modelos mais caros. Assim como aconteceu com o crossover, o Focus irá largar a transmissão automatizada PowerShift, substituída por um câmbio automático tradicional, com conversor de torque e provavelmente 6 marchas.

Salão de Frankfurt

A apresentação da quarta geração do Focus é esperada para o Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro ou, no mais tardar, para o Salão de Genebra (Suíça), em março do ano que vem. Se aparecer mesmo na Alemanha, a produção na Argentina começaria poucos meses depois, no início de 2018, já abastecendo tanto o Brasil quanto os demais países vizinhos. Falta também descobrir se a Ford não irá atrasar esse cronograma e se irá trazer outras versões para cá, como a futura configuração aventureira Active.

Fotos: Motor1.com
Projeção e fotos: Cars.co.za e arquivo Motor1.com